Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Texto: EDUCAÇÃO BRASILEIRA

EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Bem penso que o Brasil tem acompanhado a questão sobre a reportagem do Jornal Nacional da Rede Globo, sobre a temática da Educação no Brasil. Esta semana as escolas visitadas foram do município de Vitória capital do Espírito Santo, e claro como sempre, gerou muita polemica e suscitou uma velha discussão sobre a qualidade da educação brasileira. Bem, ainda não formulei um texto para expor minhas idéias sobre este ponto, mas concordo ser pertinente o que colegas da área tem feito em defesa da educação, porque sabemos que por trás desta situação de alarde existem muitos outros problemas e sabemos também que a educação brasileira sempre foi uma questão política, ou seja, arma de grandes políticos e politiqueiros para beneficio próprio e também articulações coletivas.

Segue abaixo um texto publicado por uma das pedagogas que é responsável pela escola onde eu exerço a função de monitor na disciplina de História. Denise Pazito... Pedagoga com mais de 20 anos de atuação na rede de ensino brasileira.

Por Denise Pazito

“Hoje cedo, entrevistei alguns alunos de uma turma de 4ª série / 5º ano, em uma escola municipal de Vitória, ES. Vejam o que dizem alguns deles sobre sua Escola e a Educação de modo geral. Reparem que frizam o que realmente importa para eles: a escola tem que ser um lugar agradável e divertido; amigos são fundamentais; escola é o lugar privilegiado para aprender e a relação com os professores precisa ser amorosa. Além disso, valorizam os profissionais da escola e a merenda oferecida, não gostam de brigas e desrespeitos de modo geral. E, finalmente, mesmo com pouca idade, demonstram que já compreendem a Educação como a melhor maneira para terem mais oportunidades na vida.
Alguém duvida que eles entendem do assunto?

Giulianny T.Pereira - 10 anos: "Minha escola é muito legal. Tenho professores maravilhosos. A merenda é gostosa. Eu tenho muitos amigos e amigas. As coordenadoras são legais. E os estagiários também. Enfim é tudo legal aqui na escola."
Paola L. Almeida - 10 anos: "Eu acho a minha escola bem legal. As coordenadoras, as pedagogas, as professoras também. A merenda é muito gostosa. Eu tenho vários amigos.(...)"
Gabriela da Costa - 10 anos: "As pessoas que não gostam de estudar não vão arrumar bons empregos. Mas as pessoas que estudam vão poder arrumar muitos empregos. (...)"
Jhonata - 10 anos: "Eu acho que a escola dá uma oportunidade de aprender. É preciso aprender a ler e a escrever."
Arielly - 10 anos: "Eu estudo numa escola muito legal. Eu gosto muito dela. Logo que cheguei fui logo encontrando colegas."
Luiz Gustavo - 10 anos: "Acho que existem muitas brigas na minha escola. E também coisas velhas. É preciso mesas novas."
Douglas S. Dias - 13 anos: "Eu gosto de jogar futebol e de aprender matemática. A escola é legal e divertida."
Lívia - 10 anos: "Eu penso que minha escola é muito legal. Tenho orgulho de estudar em uma escola da Prefeitura."
Isadora - 10 anos: "A escola é muito legal, desde o 1º ano até a 4ª série. Eu acho que o ensino dado pelas professoras evoluiu muito. As coordenadoras são muito legais. Está sendo muito bom estudar aqui. Espero chegar até a 8ª série.”
Keven Douglas - 11 anos: "Eu estudo numa escola muito legal. Os professores são ótimos."
Pedro Henrique - 10 anos: "Quando eu entrei na escola pensei que seria chato. Mas não é! É muito legal. Ganhamos uniforme novo. Gosto de como eles tratam a gente. Eu quero incentivar a todos para estudarem. Quero que a Prefeitura melhore todas as escolas.
Camila G. Batista - 10 anos: "Eu estudo numa escola de Vitória muito boa. Acho ela legal e divertida. Acho uma escola boa, porque todo mundo daqui é carinhoso comigo. Eles me dão muita atenção.”
Roger da Silva - 10 anos: "Eu acho a escola legal, mas eu não suporto que as crianças peguem as coisas da gente."
Willian F. Pretti - 10 anos: "Eu estudo numa escola de Vitória. Está tudo mais ou menos. Não está perfeito, mas fazer o que, não é?(...)"
Brayan Teixeira - 10 anos: “É legal. Eu estou melhor com a ajuda que me dão. Mas as carteiras estão enferrujadas e sujam nosso uniforme. Quero estudar para poder ser um profissional e ajudar os outros. Obrigado, professores, por ajudarem a gente.”
Samuel - 12 anos: "Eu imagino que toda a escola é legal. Muitas pessoas querem entrar na escola para aprenderem a ler. Precisam sair das ruas para irem a escola. É fundamental."
Luiz Cláudio - 11 anos: "Eu penso que todas as crianças e todo mundo devem ser amigos. Aqui na escola todos gostam de brincar e correr. Os alunos gostam de estudar e gostam muito dos professores.(...)"
Nathali B. - 11 anos: "Eu gosto desta escola porque eu melhorei muito e quero continuar assim. Esta escola faz bem para mim.(...)"
Wanderson - 10 anos: "Eu acho que a escola ensina muito. Adoro as professoras. Mas também existem algumas coisas ruins: não tem lápis, nem borracha, nem régua. O quadro e a mesa estão ruins. E alguns alunos falam palavrão!(...)"
Matheus Binotti - 10 anos: "Acho a escola muito legal. Aprendi muito aqui. Tenho muitos amigos e professores muito legais. (...) É claro que algumas pessoas que se alfabetizaram tem um pouco mais de chance de ter melhores caminhos em profissões, bolsas escolares... Não podemos dizer que os analfabetos não têm chance de nada. Vejam Marina Silva, que era analfabeta e até concorreu para a Presidência da República. Acredito sim que é possível um analfabeto aprender a ler e escrever corretamente. Afinal, como diz o lema do nosso estado: "Educação é a base de tudo."
E o estagiário Marcos Rogério S.A., que acompanha a turma, complementa: "A Educação não é mais, apenas, uma relação de ler e escrever, mas sim um meio para que o nosso futuro seja menos injusto para qualquer indivíduo, que busca a igualdade de valores."
Muito bom abrir espaço para essas discussões. A sociedade também precisa participar. Todos acreditamos que um povo instruído é menos manipulado e explorado. Sabemos que não é só a escola que irá transformar o mundo. Mas podemos afirmar que sem ela também não haveria transformação.”

"Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e das suas necessidades."

(James Russell Lowell)

Retirado de:

http://docedeni.blogspot.com/2011/05/e-o-que-dizem-os-alunos.html?showComment=1305845496652#c5179140198071904174

(Lucimar Simon)

2 comentários:

  1. Nada melhor do que a opinião de quem realmente interessa a escola que são as crianças. Acho que o importante não é procurar "culpados" para o descaso nas instituições escolares mas procurar maneiras de preparar nossas crianças.

    Parabéns pela inciativa da pedagoga e sua de repostar o texto!

    bjinhus...

    ResponderExcluir
  2. É sem dúvidas,um grande tema!

    Ouvir as crianças,que sao o futuro de nossa naçao, foi uma bela atitude!

    Quem dera houvesse mais pessoas para abrir leques de discussoes onde todos pudessem dar suas opinioes!Acredito que seria o caminho de grandes mudanças na cultura educacional!
    Afinal como seria o mundo sem o minimo de cultura?
    Ha muito ainda o que se fazer!

    Quanto aos politicos,tem razao: Eles so se envolvem em torno da ganancia!

    Belo post,Lu!Parabens!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.