Páginas

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Texto: BARACK OBAMA NO PODER

BARACK OBAMA NO PODER

As motivações que levaram Obama ao poder ainda são duvidosas, para tanto vou elaborar umas teorias e levantar algumas hipóteses do que teria posto um “negro” no poder e no comando do país mais poderoso do mundo.

Uma campanha rica, e muito bem articulada.

Apoio incondicional de celebridades mundiais

Erros extraordinários de seus opositores

Crise mundial a ponto de ser insolúvel

Questões da Guerra do Iraque

Declarações inoportunas do ex-presidente G.W.B.

Obama X Hilary

A campanha de Obama foi bem articulada, visitas certas, não lugares certos com as pessoas e palavras certas, até penso e afirmo que após as preliminares entre os democratas que foi realmente maior e mais difícil que a disputa contra Jonh Macken. Disputar com Hilary pode se dizer que foi ai que Obama levou 50% do premio.

A mídia e toda sua corte real, com celebridades arrecadando recursos e declarando apoio a Obama acelerou seu trajeto até a vitória e a Casa Branca. Porém não podemos deixar que na reta final os republicanos cometem diversos erros e alem disso bloquearam tomadas de decisão do próprio G.W.B., isso foi uma forte posição adquirida e firmada por obama em sua campanha que tinha o Iraque e a crise econômica como alvos centrais.

A não aprovação do pacote econômico para auxiliar os bancos foi um golpe forte dos “republicanos nos próprios republicanos” e a crise se arrastando se complicando e as promessas de Obama suavam bem aos ouvidos dos americanos.

A questão iraquiana o maior fiasco do governo G.W.B., ter intensificado suas ações e não ter conseguido em tempo hábil liquidar a situação expôs sua credibilidade sendo ele o presidente mais rejeitado da história americana maior nível de reprovação de todos os tempos, seguido de uma péssima administração e um fundamentalismo exagerado que levou a crise e uma reprovação de aliados históricos.

A ascensão de diretrizes de esquerdas na América Latina também dificultou sua governabilidade paises como Colômbia, Bolívia, Venezuela fizeram frente ao poder do ex-presidente, fazendo duras criticas e declarações Hugo Chaves tomou a dianteira neste contexto. Reafirmando Chaves que suas atitudes eram eminentemente pessoais, quer dizer contra a pessoa e política de G.W.B.

Conclusão

Minha idéia e teoria central é que: não foi a conscientização dos americanos que levou Obama a Casa Branca e sim um contexto de crise econômica, aliado a uma má administração anterior, e uma guerra que consome recursos e deixa altos custos humanos como a Guerra do Iraque.

Mudanças na conjuntura e nas estruturas mundiais tiveram sua parcela de ações que levaram Obama ao poder, a população entendeu sim que a atual administração não resolveria essa situação como também não acredito que a equipe de Obama dará um bom resultado em curto prazo. A recuperação da economia americana não será logo, este trabalho se dará em logo prazo, por isso acredito que Obama cuidara das relações internas restaurando a economia dentro do país para depois se ter ocupação com as relações externas. Acredita-se que a América Latina é a bola da vez nas tomadas de decisão das novas lideranças norte americanas.

O otimismo como a posse de Obama tomou conta do mundo, porém, não podemos negar que o conservadorismo norte americano é muito grande. Mas estamos confiantes em uma nova forma de negociação e relações diplomáticas, alguns economistas e especialistas em políticas externas dizem que os caminhos estão abertos para novos rumos e as relações diplomáticas darão o ritmo para as mudanças.
(Lucimar Simon)

Um comentário:

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.