Páginas

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Texto: UFES E O MITO DO VESTIBULAR

UFES E O MITO DO VESTIBULAR

Sabemos que a principal via de acesso aos cursos de graduação da UFES é por meio do processo seletivo, o VESTUFES, que é realizado uma vez ao ano. Ele é destinado a quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio. Eventualmente a Universidade realiza processos seletivos extraordinários, para o preenchimento de vagas remanescentes ou de cursos novos. Porém a falta de informação deixa muitas pessoas longe do sonho de ingressar numa universidade federal, pública, gratuita e de qualidade. Todo ano sobram vagas na UFES, que não são ocupadas por motivos diversos, e um deles é não procura por alguns cursos, outro é a incapacidade de se atingir uma nota mínima para estar na continuação do processo seletivo. Mas o maior deles é a ausência de sua inscrição nos processos seletivos anuais da instituição.

“O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) aprovou, no dia 9 de agosto de 2007, um sistema de inclusão social em seu processo seletivo, para fins de ingresso na instituição. O debate sobre a reserva de vagas, no entanto, teve início na UFES em 2005, com a formação de uma comissão especial. Em 2006, uma proposta foi apresentada ao Cepe, mas foi rejeitada. No ano seguinte, uma nova comissão foi formada, desta vez com representantes da comunidade universitária. No mesmo ano, o Cepe também aprovou o programa de permanência na universidade para alunos em dificuldades sócio-econômicas. Assim, o sistema de reserva de vagas contempla os estudantes que tenham cursado pelo menos quatro anos das séries do ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública, e que tenham renda familiar inferior a sete salários mínimos. O modelo adotado estabeleceu a reserva de 40% do total de vagas de cada curso para estudantes oriundos de escolas públicas do país. Os percentuais poderão ser aumentados para 45% e 50% naqueles cursos onde a oferta de vagas for ampliada. No processo seletivo de 2008, a UFES reservou 1.318 das 3.295 vagas oferecidas”.

Entrar na UFES é fácil? Não! Entrar na UFES demanda dedicação, muito estudo e muita confiança em si mesmo. É impossível? Nunca foi. Não é e nunca será. Conheça a universidade, divulgue esta informação. Todo ano sobram vagas por diversos motivos e um deles é porque você não se inscreveu no processo seletivo. Você professor educador incentive seu aluno, crie expectativas, diga a ele que é possível. Tudo é possível

(Lucimar Simon)

4 comentários:

  1. Ótimo texto Lu, assim com essa definição os estudantes percebem que realmente não é impossível iniciar um ensino superior!!!

    E, vamos divulgar!!!

    bjinhus e tenha um otima sexta...

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar da Ufes.
    Meus filhos mais velhos fizeram a faculdade aqui em Santos mesmo,
    a de 17 anos vai prestar Anhembi Morumbi no fim do ano, mas fiquei interessada no assunto que vc postou e vou comentar com meus filhos para que divulguem ok? Bom final de semana meu querido, saudade...

    ResponderExcluir
  3. Di, essa é uma realidade de muitas universidades do Brasil, a nao informaçao ou ela errada deixa muitos de fora.

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Sandra, na verdade é a unica federal daqui, com porte para atender a demanda do estado e ainda muitos de outros estados.

    faça a divulgaçao sim,

    beijos

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.