Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Texto: O INDICIARISMO DE BOTECO

O INDICIARISMO DE BOTECO

”O que poderia ser entendido por indícios? ”Os pormenores, as pistas e os sinais presentes nos documentos oficiais e extra-oficiais, as fontes secundárias, voluntárias e involuntárias, e os dados marginais. A pesquisa indiciária requer uma postura “interdisciplinar” e “transdisciplinar” pautada na conjugação "razão--sensibilidade".

Explicando a palavra boteco no título. O que é boteco? São aqueles tocados pelo dono, com administração familiar, sem filiais. Aqueles em que os mais chegados têm conta, aqueles cujos televisores não são de plasma e nem passam novela, só futebol. Tanto faz se serve cerveja ou chope. Boteco, para mim, é isso. O resto? Se for melhor que isso, é bar… Mas para falar a verdade não importa se é boteco ou bar, o importante é que é um lugar de socialização. Quero deixar claro que, não cheguei ao fim de um curso de graduação e estou no inicio de uma pós e pré ingresso em um segundo curso de graduação tomando leite ou mamando nos seios de minha mãe. A bebida é uma exelente forma de socialização. E no boteco as discussões ganham maiores amplitudes. Então, começamos a conversar sobre os temas das aulas e começou o indiciarismo. Ao fim deste curso sobre o Indiciarismo algo de importante se acrescenta é claro, nem que fosse só a cerveja no último dia ao lado dos amigos que agora substituiram diversos conceitos por métodos indiciários. O que é indiciarismo? Tipo, fofocar não é fofocar, é indiciarismo. Saber que Euclides da Cunha foi um corno? É indiciarismo. Descobrir que Freud deixou de ter relações sexuais com a esposa após sua confissão de sonhos com fantasias sexuais com ele? É inciciarismo. Tomar cerveja num boteco com amigos? É exercitação do método indiciário? Com certeza! E os amigos (as)? Felipe, Matheus, Shelem, Mônica e Michelly, muito bem munidos dos argumentos e com um olhar critico e nítido sobre o método indiciarista eles muito bem aplicaram a teoria nas quase três horas que degustamos uma ótima gelada. Felipe, Matheus, Shelem, Mônica e Michelly foi um prazer estar em companhia de vocês no curso e no boteco, ou bar, que seja. Abraços.

(Lucimar Simon)

4 comentários:

  1. Quem diria que as conversas de buteco pudesem render tanto assunto...rsrsrsrssr
    Beijinhos e tenha uma ótima semana...

    ResponderExcluir
  2. Foi uma continuação de aula bem proveitosa...rsrsrs

    bjinhus

    ResponderExcluir
  3. Di, e no bar foi muito interessante como viu no texto longo ne?

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.