Páginas

domingo, 19 de junho de 2011

Texto: O INDICIARISMO DA SEMANA

O INDICIARISMO DA SEMANA

O que poderia ser entendido por indícios? (Os pormenores, as pistas e os sinais presentes nos documentos oficiais e extra-oficiais, as fontes secundárias, voluntárias e involuntárias, e os dados marginais. A pesquisa indiciária requer uma postura “interdisciplinar” e “transdisciplinar” pautada na conjugação "razão--sensibilidade". Agora veremos que este fim de semana em História e Literatura Texto e Contexto duas obras foram avaliadas com a orientação da prof. Doutora Márcia Rodrigues. Jóias de Família, 1990. Casa grande senzala, 1933. Zumira Ribeiro Tavares em Jóias de Família toma como metáfora da construção da tradição familiar a história arquitetada por um juiz em torno de um anel de rubi dado de presente de noivado à sua futura esposa. A estrutura do romance se forma como uma imensa metáfora a todas as falências. A primeira dessas falências é econômica. Zulmira narra à vida de Maria Bráulia Munhoz. Filha de uma família rica, ainda moça, nos anos 1930, casa com um respeitado juiz de direito. Na velhice, viúva e sem filhos, vive do aluguel de alguns imóveis. Embora longe da riqueza de sua mocidade, mantém todos os rituais que a fortuna a ensinou. Segue-se uma falência moral. Gilberto Freyre em Casa grande senzala trata da miscegenação da raças que vão compor a nação brasileira é considerada uma obra de carater histórico-social inovadora e polêmica que apresenta uma pespectiva a frente dos parâmetros teóricos e metodológicos discutidos pelos precursores das ciências sociais no Brasil de 1930. Dispensa comentários então fico por aqui. E assim ficou o fim de semana em sala.

(Lucimar Simon)

Um comentário:

  1. Duas obras magníficas por tudo que foi mostrado aqui...obrigada viu por dividir aqui esses estudos maravilhosos...A cada domingo fico na expectativa do assunto História/Literatura.

    bjinhus no sorriso...tenha um lindo domingo!!

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.