Páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Texto: SOBRE ABOLIÇÃO E SEXTA FEIRA 13

SOBRE ABOLIÇÃO E SEXTA FEIRA 13

Hoje além de ser sexta feira 13, dia de pessimismo, também é no dia 13 de maio que simboliza o marco da libertação dos escravos no Brasil. Então eu poderia como bom historiador que sou dividir este texto entre os negros e o pessimismo que existe em torno da sexta feira 13, porém para que ser mais pessimista que isso? Em que sentido? Ora, se hoje nem os brancos são livres, quem dirá que os negros os são? O que sabemos é que: tanto negros quanto brancos estão com um enorme pessimismo, não em relação apenas a esta sexta feira 13, mas em relação a todas sextas feiras que findarão as semanas e os meses deste ano que muito prometera, mas até aqui nada se tem de verdade concretizado.

SOBRE A ABOLIÇÃO

A História da Abolição da Escravatura, a Lei Áurea, Movimento Abolicionista, 13 de maio, libertação dos escravos, História do Brasil, abolição dos escravos, escravidão no Brasil, os abolicionistas, escravos no Brasil, Lei do Ventre Livre, Lei dos Sexagenários, abolição da escravidão no Brasil. Tudo começou na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, e “não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais”. (Onde estavam os brancos?), Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois “os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão”. (Não é verdade), Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil.

SOBRE A SEXTA FEIRA 13

Uma das crenças é de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.

(Lucimar Simon)

Um comentário:

  1. Por incrível que pareça, sexta feira 13 sempre me deu sorte!!! Ainda estou esperando pra ver se a que passou me deu essa sorte, porque o pai dos meus filhos nos levou para vermos um apartamento, e está tentando fechar o negócio, a resposta sai amanhã. Eu moro em casa e queria mudar para ap, e foi justo na sexta feira que ele nos levou lá, e o número do ap é 13 também, kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.