Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Texto: CAMPANHA DE DOAÇÃO DE ORGÃO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO


CAMPANHA DE DOAÇÃO DE ORGÃO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO

ESTÁ LANÇADO O DESAFIO: ZERAR A FILA DE ESPERA PARA TRANSPLANTE DE CÓRNEAS EM 12 MESES

A campanha Doe Seus Olhos foi lançada em grande estilo. Reuniu médicos, empresários, representantes do setor de saúde, da sociedade organizada numa amostra do público que a campanha quer alcançar. Também estiveram presentes, o secretário Estadual de Saúde, Anselmo Tozi e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Elcio Álvares. A campanha começa em uma base promissora. Entre os meses de setembro a novembro, 33 transplantes de córnea foram realizados. Os dados foram apresentados pelo diretor Presidente do Serviço de Oftalmologia, José Oliveira Miranda, e serviu de estímulo para o lançamento da campanha que, segundo Oliveira, tem o objetivo de zerar a fila de espera de transplante num período de 12 meses.
O diretor Presidente da Softh explicou ainda que a campanha nasceu de um desafio lançado pelo secretário de Estadual de Saúde, Anselmo Tozi, que quer acabar com a fila para transplante de córnea no Estado. “Chegamos a ser classificados como o último Estado em número de transplante de córnea”, comentou o secretário. O passo inicial da campanha foi dado com a apresentação de depoimentos de dois pacientes recém-operados. Eles faziam parte da fila de espera e estavam aguardando pelo transplante a cerca de dois anos. A angústia, a ansiedade, a expectativa de receber a notícia sobre uma córnea disponível, foi passada pelos dois pacientes de um modo comovente. Além de ouvirem o depoimento em vídeo, os presentes puderam conhecer pessoalmente os dois personagens que foram homenageados no evento. (Lucimar Simon e Luiz Henrique ao lado do mèdico, Dr. Rodrigo Amador).
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Elcio Álvares, foi um dos que marcou presença no evento. Ele elogiou a iniciativa da instituição de realizar a campanha e se mostrou entusiasmado com o crescimento do hospital. Outra presença importante foi da atriz Danieli Haloten. Cega e com a ajuda de um cão guia, a atriz e jornalista, contou como foi vencer e adaptar a vida depois que perdeu a visão por causa do glaucoma. Contou sobre as inúmeras cirurgias que fez. Elogiou a construção da Pousada dos Olhos, pois, segundo Danieli é uma grande apoio àquelas pessoas que precisam da cirurgia e não tem condições financeiras de pagar um quarto de hotel. A atriz também falou sobre doação de órgãos e revelou que é doadora.

Entre você também nessa campanha, fale com sua familia e seja um doador.

(Lucimar Simon)

Retirado: http://www.evangelicovv.com.br/noticias,1,113,esta_lancado_o_desafio_zerar_a_fila_de_espera_para.html

2 comentários:

  1. muito bom Lu, expor a reportagem aqui,e claro o seu toque no texto ficou realmente especial... Então,vamos todos de mãos dadas aderir essa campanha!!!!


    bjinhus no coração...

    ResponderExcluir
  2. Di, ainda bem que vc veio ler este ne? viu o assunto é serio e estamos mesmo precisando de apoio neste assunto.

    beijos de olhos vendados.

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.