Páginas

sábado, 19 de junho de 2010

Texto: SARAMAGO UM MESTRE

SARAMAGO UM MESTRE

José de Sousa Saramago (Azinhaga, Golegã, 16 de Novembro de 1922 - Lanzarote, 18 de Junho de 2010) foi um escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português. Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.”Se Saramago o escreveu, vamos lê-lo. Ao fim e ao cabo escreve para nós, seus amigos, seus leitores, os que sabemos que somos singulares e donos do nosso pensamento e da nossa expressão. “E Saramago é o porta-voz que para sempre nos iluminará com a luz de sua própria consciência da realidade”. Exemplo e influencia a jovens escritores eu posso dizer que: Vai-se o poeta fica-se seu legado.

(Lucimar Simon)

6 comentários:

  1. O legado de Saramago sobreviverá a ele e a todos nós, garantindo que suas palavras lúcidas e inteligentemente transgressoras, clareiem a visão e a alma dos que ainda nem nasceram.

    Fique feliz de te ver lá no Chocolate e, tenha certeza, estarei por aqui dia a dia, confereindo seus posts. Apareça sempre.
    Um domingo maravilhoso pra vc.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Um mestre...E suas palavras ficarão para sempre!

    bjinhus Lu...

    ResponderExcluir
  3. rsrsrsr... "Vamos com Deus", não dá!!! Além de tudo é agourento... rsrsrrs
    Eu já disse mas repito: adorei te ver lá no Chocolate e espero que seja uma constante...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza meu amigo!"Vai-se o poeta fica-se seu grande legado."

    Era alem de tudo uma grande pessoa mas a hora de ir embora, nao escolhe quando ela chega.
    Enquanto ele foi poetisar la do outro lado,ficamos aqui nos enriquecendo com o que ele nos deixou!

    Beijos,Lu!

    ResponderExcluir
  5. "No final, descobrimos que a única condição para a vida existir é a morte...
    A Morte toma a forma de uma mulher, que resolve fazer greve, chateada por ser tão detestada pelos humanos. O que no início é uma dádiva para uma nação, acaba se transformando num fardo. Os hospitais lotam, não há mais como sustentar o sistema de pensão, as pessoas vão envelhecendo sem parar, sem fim, sem morte.Logo se percebe que é melhor continuar morrendo. Mas a greve termina e a Morte volta a rondar. O procedimento, no entanto, muda. O futuro morto recebe uma carta e terá então oito dias para arrumar a vida. "Fazer testamento, pagar impostos, pagar dívidas, fazer as pazes com os inimigos, enfim, ir de consciência livre Até que um dia uma das cartas enviadas volta. Volta diversas vezes e a Morte resolve ir entregá-la pessoalmente. O destinatário é um violoncelista tímido, que recebe o telefonema misterioso da Morte, sem saber no entanto com quem fala.No diálogo, ela admite que falhou umas duas vezes em entregar em mãos a carta ao rapaz, sem ele saber do que se trata. A conversa vira um flerte, ambos brincando com a morte, sem sabê-lo de fato." Assim dizia o mestre sobre a morte, bem acredito que agora ele teve seu dialogo pessoal...

    ResponderExcluir
  6. Meninas, Sarmago ficara em suas obras e sempre influenciara as novas e atuais geraçoes.

    Obrigado por comentar.

    beijos a todas.

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.