Páginas

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Texto: FALANDO POR MIM

FALANDO POR MIM

Com certeza, não existia preconceito dentro de mim sobre os surdos e sua língua de sinais, mas após ter iniciado o curso de libras, confesso ter me apaixonado pela língua e estou muito interessado em “invadir este universo” e ampliar meus conhecimentos sobre as comunidades surdas e seus tantos fatores agregados de valores simbólicos e conceituais. Por anos, muitos têm avaliado de forma depreciativa o conhecimento pessoal dos surdos. Alguns acham que os surdos não sabem praticamente nada, porque não ouvem nada. Há pais que super protegem seus filhos surdos ou temem integrá-los no mundo dos ouvintes ou mesmo no mundo dos surdos. Outros encaram a língua de sinais como primitiva, ou inferior, à língua falada. Não é de admirar que, com tal desconhecimento, alguns surdos se sintam oprimidos e incompreendidos. Aprender uma língua de sinais não é simplesmente aprender sinais de um dicionário. Muitos aprendem diretamente com os que usam a língua de sinais no seu dia-a-dia o surdo. Em todo o mundo, os surdos expandem seus horizontes usando uma rica língua de sinais.
No episódio de numero 514 da série Norte Americana Arquivo Morto (COLD CASE) com titulo: "ANDY IN C MINOR" com exibição em 30/03/2008 nos EUA e exibição no Brasil em 05/05/2008. Este episódio em particular tem seu plano de fundo em uma escola para alunos surdos. Após novas evidências confirmarem que um adolescente surdo foi morto, a equipe tenta encontrar o corpo e o assassino do garoto surdo que desapareceu em 2006. O que fica em evidencia é o estranhamento por parte dos detetives sobre a língua de sinais utilizada pelos jovens surdos para sua efetiva comunicação. Fica também evidente a resistência dos surdos à oralidade e aos implantes auditivos. As questões familiares também entram em choque, resistência, preconceitos, a não aceitação do diferente em ambos os lados (surdos e ouvintes) são evidentes e muito fortes. Outros filmes que também retratam bem estas questões são: “Filhos do Silencio” e “Mr. Holland - Adorável Professor”. Ótimos filmes, na minha opinião valem a penas serem assistidos e trabalhados em sala de aula.

“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las” Voltaire.
“Aprender várias línguas é questão de um ou dois anos; ser eloqüente na sua própria exige a metade de uma vida” Voltaire.

(Lucimar Simon)

4 comentários:

  1. Nossa você falou por você mas realmente encontrei-me nesse texto quando fiz a disciplina de Libras nao faculdade.
    Foi um universo que fiquei encantada com tudo que passei a conhecer sobre a comunidade surda estudando sua teoria percebe-se as lutas enfrentadas pelos surdos para conquistar seu espaço na sociedade.
    inFelizmente foram apenas alguns meses que desfrutei desses conhecimentos mas com certeza minha melhor disciplina.

    ah... já que indicou alguns filmes e quando eu tiver um tempinho irei assisti-los...
    assiti um na faculdade muito bom nao sei se você já conhece,
    "Seu nome não Jonas".
    É sobre uma criança surda, expondo a questão: oralismo x lingua de sinais, familia. Abrange todos os preconceitos relacinados aos surdos.

    otimo texto...adorei!

    bjinhus sabor de chocolate!

    PS: saudades...

    ResponderExcluir
  2. ops...reescrevendo o nome do filme não digitei direito!

    "Seu nome é Jonas" isso é que dar estar sem tempo! rsrsrs...

    bjinhus de novo!

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, antes do ontem estava mesmo conversando com um casal de amigos, que estavam falando em fazer curso de libras, ate citei q dois amigos meu , vc e a Lu estavam fazendo...
    Já tive amigos surdos, e ja tive um pequeno contato com esta, digamos lingua, que não é nada facil de se rfalada e aprendida...

    Apesar de não parecer ainda tem muito precocentios sobre isso...muitos quando falam de pessoas surds, falam como se fossem pessoas doentes...

    Mas graças a Deus que isso está mudando e o interesse de se aprender libras tem crescido a cada dia mais...
    Igrejas , shows, palestras...enfim ja tem se preocupado em colocar pessoas fazendo a lingua em sinais, isso demostra q ficha de muitos tem caido para esta realidade...

    Beijos doces, fique com Deus...

    ResponderExcluir
  4. Ola meu amigo!

    Faz tempo que eu tinha vontade de aprender a lingua dos sinais pra entender melhor o mundo do silencio!E depois que dei aula a uma menina que ouvia mt longe com aparelho!Quase nada mesmo!Isso foi uma prova de fogo pra mim mas agradeço a Deus pelos excelentes resultados com ela que nao ouve mas sabe ler e escrever muito bem!Hoje ela nao ouve mais nada!Nao usa mais o aparelho porque a encomoda e pq tbm prefere usar os sinais pra se comunicar.Foi a partir dela que resolvi mesmo aprender!È uma linguagem encantadora!Tem pouco tempo que comecei e estou amando!Sei que assim serei mais útil!

    Post show!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.