Páginas

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Texto: BORBOLETINHA


BORBOLETINHA

Borboletinha ta na cozinha
Fazendo chocolate para a madrinha
Poti, poti
Perna de pau
Olho de vidro
E nariz de pica-pau (pau, pau)

Música: Eliana

As borboletas são insetos da ordem Lepidóptera, classificados nas superfamílias Hesperioidea e Papilionoidea, que constituem o grupo informal. As borboletas têm dois pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas à sucção. O ciclo de vida das borboletas engloba as seguintes etapas: 1) ovo→ fase pré-larval, 2) larva→ chamada também de lagarta ou taturana, 3) pupa→ que se desenvolve dentro da crisálida (ou casulo), 4) imago→ fase adulta. Vive melhor em regiões tropicais pelo clima quente e alimento abundante. As borboletas são fecundadas pelo macho após deixarem a crisálida. A fêmea procura uma planta para colocar seus ovos, em alguns dias os ovos eclodem e saem lagartas que comem a casca dos ovos e a partir daí começam a comer folhas e não fazem outra coisa senão comer. A próxima etapa da metamorfose das borboletas é chamada pupa. Na crisálida, a lagarta se transforma em borboleta lentamente. Quando o processo de transformação termina, a crisálida se abre e a borboleta sai. Quando sua asa estica e fica seca, a borboleta está pronta para voar. Então, essa borboletinha, eu a conheci, era ainda uma larvinha que pelos canteiros de nosso antigo jardim brincava. E se você borboletinha que já passou por todas essas fases, tanto sonhou, tanto lutou, não desista. Hoje você está alando vôo incondicional, não esta sozinha, ainda tem amigos, pessoas que a você dedicam total apoio, somos família, somos amigos, somos também, meninos, homens, voe, voe, voe muito, tão bela, menina-mulher BORBOLETINHA.

“Somos do tamanho de cada sonho que sonhamos, sonhamos nada mais, nada menos, apenas sonhamos. Somos nossos sonhos. Não desejo realização, eu desejo apenas sonhos, sonhos.”

(Lucimar Simon)

4 comentários:

  1. bom lembrar essa musica!rsrsrs
    tudo q escreve fica perfeito...

    bjinhus...

    ResponderExcluir
  2. Nossa ótimo texto, de uma música dos tempos do jardim de inafancia, a uma aula de biologia a uma lição de moral e conselhos...só vc mesmo Lu...

    As vezes é dificil passar por toda essa mertamofose e voar com as proprias asas, porem é preciso, eu mesma estou passando por isso...que coicidencia um dos significados do meu nome é "Borboleta da Morte"...

    Beijos Doces...

    PS: teve uma escola q eu estudava q os meninos cantavam assim...

    "Borboletinha ta na cozinha
    Fazendo chocolate para a madrinha
    Poti, poti
    Perna de pau
    Olho de vidro
    E nariz de pica-pau (pau, pau)...
    ...Subi o morro, escurreguei cai de bunda mas não machuquei
    Vovô falou q é pecado tomar banho com o namorado
    pelado, safado..."kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. "Borboletinha ta na cozinha
    Fazendo chocolate pra a madrinha
    Poti, poti
    Perna de pau
    Olho de vidro
    E nariz de pica-pau(pau-pau)
    Amanhã ti do um pau na pota do hospital"kkkkkkk.....

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.