Páginas

sábado, 30 de janeiro de 2010

Texto: SAUDADE UM SENTIMENTO

SAUDADE UM SENTIMENTO

Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão. Diz a lenda que foi cunhada na época dos Descobrimentos e no Brasil colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão. Uma visão mais especifista aponta que o termo saudade advém de solitude e saudar, onde quem sofre é o que fica à esperar o retorno de quem partiu, e não o indivíduo que se foi, o qual nutriria nostalgia. A gênese do vocábulo está diretamente ligada à tradição marítima lusitana.

Sobre a saudade seria apenas dizer que ela é um sentimento e como disse Luciana Sipolatti “Saudade para mim é um sentimento que machuca muito. Seja o coração ou a alma”. E acresecentou que; "A saudade é simplesmente aquele desejo de estar junto de quem está longe. è também aquele desejo de reatar laços perdidos no tempo ...tudo é saudade“. “A saudade é estando longe sentir vontade de voar e estando perto querer parar o tempo”. Para mim (Lucimar Simon) A saudade e a distancia nunca definem o quanto amamos e sim o quanto queremos estar juntos, mais, e muito mais... Saudade é um pedacinho de emoção dentro da gente...Um pedacinho de outra pessoa dentro da gente... que insiste em estar ali e nos fazer lembrar que esperamos ou que somos esperados. Acho que poderia muito bem encaixar desesperado no fim dessa frase.

Mas, será que apenas a nós humanos é reservado o direito de sentir saudades? Será que às vezes não nos colocamos como superiores ao desvendarmos esse sentimento e o usarmos para aferir culpas e esconder outros sentimentos? Somos culpados? Vou acrescentar que a saudade pode ser; “A melancolia causada pela lembrança, a magoa que se sente pela ausência, ou desaparecimento de pessoas”. Isso nos faz, no sentido de fazer pensar sobre os sentimentos e este aqui menos ou mais perceptível, e avassalador que recebe a nomenclatura SAUDADE.

(Lucimar Simon & Luciana Sipolatti)

4 comentários:

  1. legal gostei... e eu sinto muitas saudade de você. ah adorei a música tbm...bjx

    ResponderExcluir
  2. Saudade é um querer ter, viver, sentir!

    Bjos no teu coração Lucimar!

    ResponderExcluir
  3. Saudades...saudades de meus pais, de cidades que ja passei, de amigos que deixei, saudades de um certo inverno e de um certo outono, saudades de minha infacia , de ser criança, saudades de mim mesma, e de certos sonhos...
    Saudades, algo tão profundo quanto o amor e tão sincero como a amizade, acho que mesmo se tivessemos uma vida inteira para descreve-la e tentar entende-la nunca iriamos compriende-la, assim como o amor...
    Beijos...e boa semana...

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.