Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Texto: HAITI (SOLIDARIEDADE HUMANA)

HAITI (SOLIDARIEDADE HUMANA)

O Haiti (em francês Haïti; no crioulo haitiano Ayiti) é um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola, possuindo uma das duas fronteiras terrestres das Caraíbas, a fronteira que faz com a República Dominicana, a leste. Além desta fronteira, os territórios mais próximos são as Bahamas e Cuba a noroeste, Turks e Caicos a norte, e Navassa a sudoeste. A capital é Porto Príncipe.

É dramática a situação dos haitianos devido ao terremoto que atingiu a capital, Porto Príncipe no inicio desta semana. O Haiti é considerado o país mais pobre da América Latina com toda a população agora atingida por mais esta catástrofe natural, onde se estima a morte de aproximadamente 100 mil pessoas entre estes estão alguns soldados brasileiros e representantes políticos do país no Haiti.

O Brasil lidera a força da ONU no Haiti, que conta com cerca de 6,7 mil militares procedentes de 17 países, entre eles 1,266 mil brasileiros. Para além dos militares, vários especialistas de organismos governamentais e militantes de organizações não governamentais que trabalham em projetos de ajuda, estavam no país na altura do sismo. A brasileira Zilda Arns, de 73 anos, médica pediatra e fundadora da Pastoral da Criança (projeto social do Episcopado brasileiro com atuação em vários países latino-americanos), também é uma das vítimas fatais do sismo de magnitude 7,0 que se fez sentir no Haiti.

O Ministério de Relações Exteriores do Brasil anunciou que além do dinheiro, enviará também 14 toneladas de alimentos. Para além da ajuda econômica, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, deslocar-se-á ao Haiti para acompanhar a situação no país. Parte da ajuda humanitária do Brasil à população do Haiti partirá ainda hoje no avião do ministro da Defesa. Também o comandante do Exército, General Enzo Martins Peri, parte para o Haiti esta quarta-feira para coordenar a ajuda dos soldados brasileiros que fazem parte da força de paz da ONU no Haiti.

(Lucimar Simon)

4 comentários:

  1. Lu meu amado amigo eu te admiro com pessoa pois into que sentes a dor e a alegria de cada um e com tanta tragedia no mundo para que mais choramos que sorrimos.
    Obrigada meu lindo por tuas palavras alí em meu cantinho e sabe...te gosto muito.
    Beijos de luz

    ResponderExcluir
  2. muito bom vc lembrar este assunto isto esta na midia mas é bom saber que vc esta ligado nos acontecimentos do momentos.

    beijos Rose

    ResponderExcluir
  3. Como passar ausente a estas tragedias não é meu amigo? Não sei as vezes paro pra pensar e tentar entender de alguma forma e so imagino q a terra esta doente.. e qdo doente como o corpo se manifesta? tem febre, inflama, infecciona..
    Talvez seja isto a terra esta doente..
    Sinto pq sem saber como lidar com seus sintomas ela grita de alguma forma .. então fica a pergunta? de quem é a culpa? quem paga o preço?

    ResponderExcluir
  4. Raquel, Rose e Ivone, já que o texto é o mesmo vou sintetizar, rsrsr.

    Sim, profundas palavras, infinita dor, dura realidade sofrida e negra tragedia, num pais sem qualquer situaçao de sobrevivencia tao basica. o Haiti é um posso de miseria nos sabemos, e eu nem quis entrar neste detalhe, pq daria muito assunto, para este blog, vou publicar algo na proxima semana em meu outro e mais novo espaço o "Repensando a historia" onde vou por meus artigos e discursos teoricos depois deixo o link.

    mas concordo com vcs triste tragedia, e como medir tais coisas? onde fica nossa fe? onde fica nossa solidariedade, onde fica nossa coragem? nao sei...

    beijos

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.