Páginas

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Texto: LENDA URBANA E RURAL

LENDA URBANA E RURAL

Sabe, tenho que admitir que as lendas urbanas existem e isso eu comprovei hoje numa viagem ao Sul do Estado (Ibatiba). (Moro em Vitória ES) Ah, tudo bem na viagem de ida e fui muito bem atendido, entreguei todas as mercadorias a tempo e nos endereços corretos, falei com os secretários e o vice-prefeito (chique não?) Não nada chique apenas trabalho de rotina. Então depois do desfecho normal que se deu por volta das 13:00 pegamos a estrada de volta para Vitória. Eu, o motorista e um ajudante quando passávamos pela rodovia 262 uma federal que liga ES a MG, juro, eu juro que vi, vi mesmo gente. “O homem do saco”.

Conta a história que, caso a criança saísse de casa sozinha, ou fosse brincar sozinha na frente de sua casa, viria um velho sujo e mal vestido, um tipo de mau elemento, com um saco cheio de crianças que ele havia pego no caminho. Segundo a lenda, as crianças do saco que o velho carrega, eram crianças que estavam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas ou brincando na rua. O velho pegaria a criança caso ela saísse sem ninguém de dentro de casa. Em versões alternativas da lenda, em vez de um velho, o elemento que levava as crianças era um cigano e, em versões remotas, esse velho ou o cigano levava as crianças para com elas fazer sabonetes e botões.

Não há evidências exatas de quando se deu o início das lendas, mas há uma estimativa histórica de que se deu com a chegada dos Sintos e dos Rom no Brasil. A migração do povo Cigano para as Américas se deu no fim do Século XIX. Sem Pátria, num mundo onde tudo se transforma em uma velocidade cada vez maior o povo cigano viveu durante muito tempo marginalizado da sociedade e desenvolveu-se uma aversão da população à esse povo, tachando-os de ladrões, sequestradores e vadios.

Gente, vou fazer uma breve descriçao do individuo: tinha aproximadamente uns 55 anos mas bem cansado ja na sua jornada. Cabelos ja grisalhos barba longa grisalha 1,70 de altura e pele escura, mas nao negra e claro o a sua principal caracteristica um saco do tipo de plastico preto de capacidade para uns 100 L. Claro, que isso é problema de ordem social muito grave e tenho plena consciencia disso, aquele senhor provavelmente um andarilho sem rumo e totalmente a margem da sociedade hipocrita que insiste numa politica assistencialista que tambem nao abranje todas as pessoas. Mas a cena não deixou de ser inusitada e não vou negar que damos muitas gargalhadas, pena eu não estar com minha camera fotografica para registrar este momento e claro postar uma foto original da pessoa real aqui por mim retratada nessa lenda urbana e rural de nosso cotidiano.

(Lucimar Simon)

7 comentários:

  1. Lu que historia incrivél... mas agora tenho q levantar uma duvida será mesmo o homem do saco? sim pq tb poderia ser papai noel.. sabe a crise né? e tb esta coisa de todo mundo sair as compras ele sendo substituido e mal representado por qqr magrecela de barba falsa ... sei lá tudo isto dá depressão (dai vc vai me perguntar mas e as renas? onde estariam? devo dizer q até para isto tem explicação como o São Paulo foi mal nos campeonatos este ano acho q as reninhas estao com vergonha de sair de casa (rs) brincadeirinha eu sou são paulina não podia perder a piada rs.)
    Mas adorei sua historia e tirando a parte dolorida como vc mesmo descreveu.. todo o resto deve ter sido bem divertido.. coisas do nosso cotidiano né?
    Bj grd lindo, bom natal pra vc viu q papai noel (o de verdade) lhe traga mais do q presentes materiais, lembrancinhas presentões coisas q vc precisa ou outras que não precise tanto (por q estes a gente trabalha e compra) q ele possa trazer a felicidade de nunca precisar de nada e lhe de muita saude de gozar da vida com tudo q ela tem de melhor... e para o ano novo... só novas paginas em branco, pq vc é capaz de escrever muito bem sua historia e isto é o q realmente importa .

    BJ BJ BJ de sua super, hiper mega fã.
    T+

    ResponderExcluir
  2. Ivone, minha querida voce como sempre captou a intençao do texto, como sempre atingiu o objetivo, voce sabe que sempre deixo um misterio deixo sempre algo nas entrelinhas dos meus textos e dessa voce deu a grande sacada.

    parabens, Ivone... a vc deixo aqui todo meu carinho, minto todo nao pq nesse espaço nao cabe todo este carinho que transborda por tua pessoa, mas só de ter recebido este teu comentario, o meu sorriso que todos dizem ser uma coisa marcante em mim ficou ainda mais aberto e feliz.

    Que Deus possa tocar com sua mao sobre nossas vidas e nos alegrar naeste fim de ano e nos colocar em uma direçao para o proximo.

    te dolo amiga, pessoinha linda e especial, beijos, beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  3. MEU AMIGO QUE HISTORIA É ESSA, TA CURTINDO VIAGENS EH? NOSSA VC SEM SAIR MUITO JA FERVE DE IDEIAS QUERO VER A EVOLUÇAO DISSO

    PARABENS E FELIZ NATAL

    ASS J.K

    ResponderExcluir
  4. Bem como este já vi varios "homens de saco"...mas hj não existe apenas homens e sim mulheres, jovens e crianças...infelismente cada dia q passa, a sociedade tem cada vez mais ficado de olhos fechados para estes "homens de sacos"....

    ResponderExcluir
  5. Eu sou de Brasília mas morria de medo do homem do saco kkkkkk
    Ao ler seu texto, hj pensei, o que ele levaria naquele saco? pedaços de coisas encontradas pelo chão. Talvez um pedaço de pão...
    É, diferente como adulta ver com olhar diferente...
    Apenas um homem talvez com um coração partido e com apenas um saco qualquer...

    ResponderExcluir
  6. Borboleta de sonhos, olha é uma coisa admiravel o que nos assuta quando crianças ne? no entanto agora que somos adultos vemos tantas coisas horriveis e alguns nao se comovem ou senssibilizam com tudo. aodrei sua observaçao quanto aos sentimentos do homem, e digo mais vendo seu olhar notei que sua face transbordava sentimentos...

    beijos e obrigado pelo seu rico comentario.

    ResponderExcluir
  7. Val, sim verdade essa inutil pobreza ja alcançou diversos coraçoes, e digo mais muitos nao estao so por falta de dinheiro e sim por falta de amor sendo este negado pelos outros ate mesmo a si proprio, é preciso amar,,,,,

    Beijos Amiguinha linda.

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.