Páginas

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Texto: SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade. Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca. A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra. Segundo o IBGE, no Brasil os negros são correspondentes a 5% da população. Os chamados "pardos", no entanto, que são mestiços de negros com europeus ou índios, chegam a um número próximo da metade da população.

Entre a população negra jovem (especificamente no segmento de 15 a 17 anos), 36,3% cursaram ou cursam o ensino médio; entre os brancos, a parcela é de 60%. Entre aqueles que têm até 24 anos, 57,2% dos brancos haviam atingido o ensino superior, contra apenas 18,4% dos negros.
O rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812,00; já a dos negros é de R$ 409,00. Entre a parcela de 1% dos mais ricos do país, 86% são brancos.

(Lucimar Simon)

2 comentários:

  1. Tnato falar como se assumir fica dificil mesmo Lucimar, pois este preconceito velado esta inserido nas raizes tanto do negro quanto dos branco. isso é uma vergonha. que bom que vc tem coragem e vontade pra desconstruir e construir isso.

    Juliana.

    ResponderExcluir
  2. Cota universitária! Na verdade para que serve isso? Uns dizem que para "cobrir" as discriminações e preconceitos sofridos pelos negros.
    Infelizmente não podemos corrigir erros com outros erros, isso trata-se de discriminação, será que a pessoa que sugerio este projeto e as que aprovaram não entendem? Em vez de tentar dar um "prêmio de consolação" às vítimas dos preconceitos deviamos tentar evitar discriminar estes, propor projetos de conscientização para a sociedade que não aceita a raça, e assim agir no presente para que o futuro esteja mais livre dos preconceitos. Se fosse negra, e seria uma honra, sentiria-me muito ofendida, pois isso faz-nos pensar que negros são incapazes de ingressar em uma universidade de qualidade. Um negro conseguio ser elegido presidente de um país branco, e será que um negro não é capaz de ingressar em uma universidade em um país mestiço, fisicamente e intelectualmenete? Perdão! Esse premio de consolação é contra a igualdade racial.

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.