Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Texto: CORPUS CHRISTI

CORPUS CHRISTI

Existem no decorrer do ano, diversas datas que são definidas como feriado, seja, municipal, estadual ou nacional. Geralmente, um feriado sempre é bem vindo; para muitos sinônimos de folga no trabalho e diversão. Mas, há uma questão muito séria que se encontra por trás de alguns destes feriados, são "dias santos", por conseqüência consagrado há alguma entidade venerada por multidões; estes feriados são formas de devotar louvor ou veneração a personagens declarados como "santos" (1Co 10.19,20).

Corpus Christi é uma festa ao Corpo de Cristo. É uma data adotada na Igreja Católica, para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue (O Catolicismo declara que a hóstia torna-se literalmente em Carne e Sangue do Senhor Jesus). a confecção de tapetes nas cidades brasileiras são os pontos fortes nas festividades. Em Castelo, no sul do Estado do Espírito Santo, as comemorações da festa de Corpus Christi atraem mais de 60 mil pessoas, e cerca de 500 voluntários ficam envolvidos na confecção de um tapete de 1,2 mil metros de comprimento composto por quadros e passadeiras, cada um deles com uma mensagem ao visitante, como o amor, a doação, o sangue, o cordeiro, Jesus Cristo e a solidariedade.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XII. A Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. Esta necessidade se aliava ao desejo do homem medieval de "contemplar" as coisas. Surgiu nesta época o costume de elevar a hóstia depois da consagração. Disseminava-se uma controvertida piedade eucarística, chegando a ponto das pessoas irem à igreja mais "verem" a hóstia do que para participarem efetivamente da eucaristia. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Em 1247, aconteceu a 1ª procissão eucarística pelas ruas de Liége, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica. A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada antes de 1270.

O Concílio de Trento (1545-1563), por causa dos protestantes, da Reforma de Lutero, dos que negavam a presença real de Cristo na Eucaristia, fortaleceu o decreto da instituição da Festa de Corpus Christi, obrigando o clero a realizar a Procissão Eucarística pelas ruas da cidade, como ação de graças pelo dom supremo da Eucaristia e como manifestação pública da fé na presença real de Cristo na Eucaristia.

Em 1983, o novo Código de Direito Canônico – cânon 944 – mantém a obrigação de se manifestar ‘o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia’ e ‘onde for possível, haja procissão pelas vias públicas’, mas os bispos escolham a melhor maneira de fazer isso, garantindo a participação do povo e a dignidade da manifestação. A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse “Este é o meu Corpo... Este é o meu Sangue... Fazei isto em memória de Mim”. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.
(Lucimar Simon)

3 comentários:

  1. Acho que eu precisava ler isso mais uma vez...

    a minha mãe adorou.. ehehe
    =)

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Otima informaçao nao conhecia a origem deste dia, legal adorei.

    J.K

    ResponderExcluir
  3. É realmente muito bonito ver os tapetes mais ainda é ver como as pessoas se propoem a ficarem de quarta para quinta depois de um dia de trabalho inteiro passarem noite a dentro fazendo, tapetes que poucos horas depois serão pisoteados...o que se explica essa dedicação???
    Fé, a única coisa inquestionavel a todos inclusive para ciêntistas.

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.