Páginas

terça-feira, 14 de abril de 2009

Texto: O DIA DO BEIJO

O DIA DO BEIJO

Ontem dia 13 de Abril celebrou-se o mais emblemático símbolo do amor no Brasil. Foi o Dia do Beijo. Poderia ter publicado este texto ontem, mas resolvi esperar para ver se ganharia um beijo até meia noite, bem não vou oficializar se aconteceu ou não. Deixa quieto. Não se sabe quem foi o responsável por conceber uma data para a principal expressão de carinho. Dizem até que beijo não tem dia nem hora certa. Vale a qualquer hora.


Apaixonado, afetuoso, abençoado, entre namorados, entre amigos, de mãe para filho, da filha para o pai, beijo de bom dia, beijo de adeus, beijo de juras eternas de amor. E tem o beijo sem grandes compromissos de quem trocam o namorar pelo ‘ficar’. Nas festas, danceterias e, especialmente, no carnaval, beijar é praticamente um desfecho do ritual da ‘balada’.

Ao longo dos séculos, no entanto, beijar representou muito mais do que um gesto de carinho. Entre os hebreus, o beijo era afetuoso e realizado nas saudações. Também marcava reconciliação ou perdão. Foi também com um beijo que Judas identificou Jesus aos seus perseguidores. ("Jesus, porém, lhe disse: Judas com um beijo trairá o Filho de Deus?" – Lucas, 22:48)


O beijo entre os persas simbolizava a classe social. Homens do mesmo padrão de vida se beijavam na boca. Se um dos homens era de classe inferior, o beijo era dado no rosto. Se a diferença de classe era muito grande, o mais pobre se ajoelhava diante do mais rico. Na Idade Média (séculos V a XV), o "beijo da paz", que simbolizava caridade, era usado em muitos rituais como um gesto elitista e exclusivo aos homens. Também marcava o acordo entre senhores feudais e seus vassalos.


A partir do Renascimento, o beijo na boca deixou de fazer parte dos ritos oficiais e sagrados e se tornou exclusivo dos amantes. Na Igreja Católica, os beijos sagrados ficaram restritos aos dados pelos fiéis ao padre no altar; o beijo entre os recém-casados ao final da cerimônia; e o gesto consagrado pelo Papa João Paulo II de beijar o solo de cada país que desembarcava.

Que a vida lhe reserve muitos beijos...
(Lucimar Simon)

5 comentários:

  1. Ola..nossa nem sabia que ontem foi o dia do BEIJO....nem recebi nada tambem rsrs
    Mas como que o que vale e a intençao...venho agora deixar um grande BEIJO...alias BEIJOSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  2. O que dia do beijo serio? existe?
    nao sabiá só aqui fico informada sobre essas coisas...por falar nisso muitos beijos pra vc... olha nao esqueci nao emmm quero minha poesia... e daquele jeito que eu falei rssrsrsrsr

    Até mais...

    Rose

    ResponderExcluir
  3. Vou usar uma frase que vc mesmo ja escreveu e sei que ela é pertinente a muita coisa.

    " As palavras nao podem dizer o que o coração sente, mas fazem sentir o que o coração diz".

    quando ouvir isso de vc um dia, eu sabia na hora do seu potencial...

    Um grande beijo...

    Juliana

    ResponderExcluir
  4. Olha achava que o que eu tinha ouvido de seus textos era balela, mas ao ler percebi que nao, estou agora com Rose vendo alguns... sao otimos quero saber mais sobre vc. com todo respeito é claro do seu pessoal e profissional,

    obrigada! Claudia, Irma da Rose

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde...bem eu tb não recebi nenhum, e como estava fazendo algumas pesquisas no google e descobri que era o dia do beijo te liguei mas vc não antendeu.....
    Gostei do texto foi bem informativo e original...beijos...

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.