Páginas

quarta-feira, 11 de março de 2009

Texto: UMA CHUVA, UMA LEMBRANÇA

UMA CHUVA, UMA LEMBRANÇA

Levantei a gola da gabardina e encostei-a mais ao pescoço. A água escorria pela cara abaixo. Passei a mão pelo cabelo molhado e sacudi-a. Acho que me fez sorrir lembrar-me da expressão: encharcado até aos ossos. Estava ensopado, talvez não até aos ossos, mas muito perto disso.

Há muito que não me sentia tão bem. O que faz uma noite de chuva. Meu Deus, como chovia. Porque tinha de ser assim, com chuva e caos. Talvez faltasse um bom trovão. Atravessei a grande rotunda, ignorando as passadeiras e os sinais verdes para peões. Alguns carros apitaram, mas que se lixem, uma coisa que aprendemos, quando se vive em no Brasil é atravessar uma estrada movimentada, como queremos, entre os automóveis, naquele tempo preciso entre o atropelamento possível e a destreza louca. Fez-me lembrar outros tempos em que se saltava dum elétrico em andamento, uma perna de fora, o salto e uma ligeira corrida para não nos estatelarmos no chão. Vi fazer isso anos a fio, nos antigos autocarros com porta aberta atrás, nos comboios quase a pararem na velha estação, com o destemor de quem faz isso à vida inteira, e sobrevive. Seriam saudades desse tempo? Saudosismos que criticamos a vida inteira basta um período de loucos na vida e lá estamos nós a recordar coisas banais. Incrível, a quantidade de coisas que com a idade passam a deixar de parecer pieguices, afinal são sentimentos vulgares. Assumem-se como pensamentos que fazem parte de nós.

Olho para o monumental centro comercial no prédio iluminado com uma curva que acompanha a rotunda. Notam-se as pessoas que circulam dentro do edifício, nos andares de comércio. Para cima, as luzes apagadas, apenas com alguns olhos de luz e um ou outro movimento humano. Do outro lado da avenida, umas árvores e as paragens de autocarros, novo prédio com vida lá dentro, recordo, bons cinemas, boa cervejaria. O meu coração andaria por ali, durante muito tempo. A chuva acalmava-me a tensão da despedida. Sabia-me bem caminhar à chuva. A chuva fria amortecia os maus pensamentos. Caminhava rápido, o que me impedia de gelar como um bloco de granito, só e duro. Que faço aqui? Os braços de mulher puseram-me longe de mim mesmo. Andarei até que a madrugada me pare. Talvez me dissolva na chuva que cai.

(Lucimar Simon)

2 comentários:

  1. Arte por arte,poesia em expressão.
    É o andar tão somente por querer,sentir frio ou calor,
    e a chuva é musa de libertação,lembranças de ontem,saudades de amanha!
    Sentimentos escritos,
    se não são poemas,
    são emoções.
    E particularmente gosto mesmo e
    de me emocionar.VOCÊ sabe fazer! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Mais um texto espetacular Lucimar, as recordaçoes sao tudo, o passado é algo vivo historiador....

    Abraço

    Anonimo

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.