Páginas

domingo, 29 de março de 2009

Texto: INFLUENCIA DOS DEUSES E DEUSAS

INFLUENCIA DOS DEUSES E DEUSAS

Introdução

Seguindo a linha de raciocínio do texto “HOMENS E MULHERES NA MITOLOGIA GREGA”,(http://lucimarsimon.blogspot.com/2009/03/homens-e-mulheres-na-mitologia-grega.html). Aqui nós autores do texto vamos fazer o que achamos ser nossa avaliação na comparação das nossas características e influencias comparativas com os deuses e deusas do Mundo Clássico Grego, deixamos aqui também uma sugestão para que você leitor e leitora busque no link informado e conheça um pouco mais sobre essa curiosa, interessante e extensa forma de avaliar condições de comportamentos de homens e mulheres em diversas questões entre elas sociais, sexuais, familiares, individuais, entre outros aspectos.

Por: Lucimar Simon e Luciana Sipolatti

Deuses masculinos (Lucimar Simon)

Como citado na relação anterior os homens podem ter suas características assemelhadas a características de deuses. Tão logo presencio mais evidente e conhecidas minhas tormentas aparentemente ligadas a dois filhos de Zeus, porém de mães diferentes e direções opostas, mas como vemos se completam em uma única pessoa. Dionisio e Ares que são tanto amantes do mundo físico e do metafísico e amante das mulheres fisicamente e metafisicamente são necessariamente irreverentes e exigentes e não persuadidos, têm sua determinação e cumprem a risca seus desejos. Estes são os deuses que me permito fazer minha mera avaliação.

Dionisio - Baco - Filho protegido de Zeus e Semele. Os homens que se identificam nessas características são Homens: libertários e exagerados, eles levam as experiências afetivas e eróticas as últimas conseqüências. De sexualidade natural e intensa, eles adoram a alma e o corpo femininos e adoram levar suas parceiras ao êxtase. Podem permanecer fiéis a uma musa ou apaixonados. Para eles, o sexo pode ser uma forma de transcender o conhecido.

Ares - Marte - filho de Zeus e Hera. Os homens que se identificam nessas características são Homens: Amantes por excelência demonstram apreço pelas formas femininas e seus mistérios ainda meninos. Fazer amor para um homem com o perfil de Ares é um prazer físico que envolve todos os sentidos. Incansáveis no sexo adoram fazer a vontade das mulheres e só cultivam a amizade com homens, companheiros de boêmia. Quase nunca são fiéis, mas se forem traídos, podem cometer um crime.

Concluindo acredito que sim, devemos nos assemelhar aos deuses e também entender os valores deste mundo em respeito às mulheres que aqui neste são nossas amigas, companheiras, mães, tias, esposas, inimigas que sejam, o interessante é saber que deuses e deusas homens e mulheres viveram e ainda hoje vivem um em função do outro só não admitimos isso, mas sabemos que sim, acho que os deuses reviravam o mundo em função das deusas e essas faziam de tudo para chamar a atenção de seus maridos e amantes poderosos e magníficos (nada tem haver com nossa realidade atual não acham?). Temos sim o prazer de saber que somos imitadores ou somos imitados por estes grandes deuses e deusas, pois o mundo mitológico era composto de grandes deuses e deusas, mas também de grandes homens e mulheres que o construíram a beleza e perfeição que temos hoje.

Deusas Femininas (Luciana Sipolatti)

Adorei ler e ter mais conhecimento sobre a mitologia e principalmente o estudo da psicologia feminina e masculina em relação aos deuses e deusas. Em se tratando de seus arquétipos busquei uma leitura mais profunda e me identifiquei com a deusa Atena, pois busco uma realização profissional, sendo o meu setor a educação, porém mesmo me sentindo feliz e bem sucedida vejo que em alguns momentos me sinto insegura naquilo que estou realizando.

Deixo aqui parte do que me identifiquei no arquétipo da deusa Atena – È aquela que busca antes de tudo o mais a sua realização profissional. É uma mulher urbana. As profissões que escolhe estão sempre ligadas à educação, a cultura, a justiça social e a política. Até mesmo as mais bem-sucedidas e carismáticas mulheres - Atena revelarão um dia, o quanto se sente inseguras e ansiosas a respeito de tudo que realizam externamente.

Senti também muita semelhança na deusa Hera por defender valores inclusive conservadores. Vejo-me às vezes em situações assim cobrando os valores que estão ausentes. E outro aspecto foi na união da família que me faz muito bem e que acho importante. Com ou sem poder, a Hera Moderna é matriarcal, a abelha-rainha de sua família. Defende valores conservadores, como também tenderá a assumir o papel de juíza dos novos gostos e costumes. Ela adora todos os encontros familiares, onde se vê adorada.

Identifiquei-me também com a deusa Demeter no fato de adorar crianças, mesmo não tendo filho, mas escolhi uma profissão que trabalha com crianças. E além de tudo adorar ajudar as pessoas. Não é difícil achar Deméter, pois ela sempre estará rodeada de crianças. É aquela faz e distribui o pão, que passa a noite acordada cuidando do filho doente, que cozinha, que lava e passa e que ainda tem reservas inesgotáveis de energia. Deméter é mais que uma mãe biológica, pois não é ter filhos que a faz mãe, é sua atitude, sua maneira instintiva de cuidar de tudo que é pueril, pequeno, carente e sem defesa. Deméter é pura dedicação e doação, sentimentos que conhecemos como "carinho de mãe".

Concluindo acredito que todas nós podemos nos assemelhar a partes de cada uma dessas deusas. Inclusive em Afrodite que diz respeito ao amor, ao desejo sexual.

Leia mais em:


(Lucimar Simon)

3 comentários:

  1. Forte este garoto, nos sabemos bem pq escolheu dionisio e ares, tem tudo haver com vc. rssrsrsr "mulheres e vinhos", um boa paquera e belas mulheres, sao tudo que um homem precisa nao é?

    Gostei deste texto, vou ver com qual deus me pareço mas ja adianto sou Zeus , todo poderoso....rsrsrs

    Ah fazendo Dupla , escreve bem sua colega um beijo pra ela....

    Ass. J.k

    ResponderExcluir
  2. Olha só noa vou fazer comentarios separado, da sua copetencia eu ja sabia Lucimar, agora que vc uniu-se a essa menina acho que vai ficar melhor ainda....Luciana ne? olha adorei sua definiçao e sua comparaçao com as deusas, é isso somos deusas mesmo... e olha toma conta desse garoto emmm, ele é meu xodooooo... rssrsrsr

    beijos para os dois

    Rose

    ResponderExcluir
  3. Bem acredito que eu tenha um pouquinho de cada deusa, mas não só eu mas todas as mulheres, afinal não precisamos ser extremas como as "deusas"...
    Como Artemis: Gosto de fazer minhas proprias escolhas, e de me dedicar ao trabalho independente de quão dificil seja e apesar de pensar em um dia me casar, consigo ficar sem ninguem sem nenhum problema.
    Como Atena: Assim como ela procuro ser justa com todos, sou do tipo de pessoa que defende as outras e dá conselhos, e apesar de pra mim a carreira não ser tudo ultimamente está sendo uma das minhas prioridades.
    Como Hera: Apesar de todas as "modernidades" ainda tenho varios conceitos e valores tradiçonais doas quais não abro mão, tb desejo me casa e constituir uma familia, e sei que irei defende-la com "unhas e dentes".
    Como Démeter: Apesar de ainda não ser mãe, amo crianças, tanto que já a 6 anos que trab na igreja com elas, e as vezes me pego imaginando como será quando eu estiver gravida com aquele barrigão enorme e poder ter o meu filho nos meus braços...e como já disse anteriormente sou do tipo protetora...
    Como Afrodite: Tb sou movida pelo amor, amor a minha familia, a vida, e a uma pessoa especial....
    Assim como ela acredito no amor intenso e verdadeiro, alem de as vezes ser dada como casamenteira, apesar que este era o trabalho do seu filho Eros....

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.