Páginas

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Texto: O MAL DO HOMEM

O MAL DO HOMEM

Acho que não vou acrescentar muito escrevendo este texto, afinal também estou com pouca vontade de escrevê-lo, porém logo, afim de terminá-lo e querendo que junto com ele termine este dia vou simplesmente utilizar o dicionário e traduzir estas duas palavras que seguem como subtítulo deste mesmo texto.

Ao fim deste sei que o leitor ou a leitora compreendera o que está expresso nesta vontade de dizer e de indignar, mais uma vez com um sistema totalmente excludente a qual estamos inseridos, e sem a menor intenção de que faço parte. Sem mais delongas, seguem as traduções.

ANSIEDADE

Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo reais ou imaginários, marcados por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração etc.

Esses dois aspectos, tanto a ansiedade quanto o medo, não surgem na vida da pessoa por uma escolha. Acredita-se que vivências interpessoais e problemas na primeira infância possam ser importantes causas desses sintomas. Além disso, existem causas biológicas como anormalidades químicas no cérebro ou distúrbios hormonais.

Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. A ansiedade acaba tornando-se constante na vida de muitas pessoas. Dependendo do grau ou da freqüência, pode se tornar patológica e acarretar muitos problemas posteriores, como o transtorno da ansiedade. Portanto, nem sempre é patológica.

Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua auto-estima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. Dessa forma, o termo ansiedade está de certa forma ligado à palavra medo, sendo assim a pessoa passa a ter medo de errar quando da realização de diferentes tarefas, sem mesmo chegar a tentar.

FRUSTRAÇÃO

Frustração é uma emoção que ocorre nas situações onde algo obstruiu de alcançar um objetivo pessoal. Quanto mais importante for o objetivo, maior será a frustração. É comparável à raiva.

As fontes da frustração podem ser internas ou externas. As fontes internas da frustração envolvem deficiências pessoais como falta de confiança ou medo de situações sociais que impedem uma pessoa de alcançar uma meta.

Causas externas da frustração envolvem condições fora da pessoa tal como uma estrada bloqueada falta de dinheiro. Em termos de psicologia, o comportamento passivo-agressivo é um método de lidar com a frustração.

(Lucimar Simon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.