Páginas

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Texto: DESCASO TOTAL: UMA SÍNTESE DA CATÁSTROFE

DESCASO TOTAL: UMA SÍNTESE DA CATÁSTROFE

Claro, a quem diga que a Quarta Revolução Industrial está presente em nossa sociedade, longe de querer por aqui alguma dúvida, porém nada impede que possamos de um modo simples conflitar ou querer levantar hipótese dessa chamada “mudança dos tempos”, ou como preferem dizer: “Quarta Revolução Industrial”.

No dia 16 de dezembro de 1947 nasce á revolução digital, Foi em Murray Hill, New Jersey, EUA, quando dois cientistas do renomado Bell Laboratórios construíram um dispositivo com alguns contatos de ouro, um pequeno material semicondutor e um clipe de metal dobrado. A invenção era capaz de amplificar uma corrente elétrica ou ainda ligá-la e desligá-la. Surge o transistor! E depois o chip de silício e depois a nanotecnologia e depois e depois...Depois das revoluções agrícola, industrial e de serviços, o homem vive a revolução do conhecimento. O impacto será total: ficarão comuns termos como nanotecnologia, realidade virtual, telecomunicações em escala planetária a custo zero, além dos reflexos em todas as atividades humanas conhecidas e as que hão de surgir. Tudo vai mudar, ou está mudando, vertiginosamente. Prepare-se!

Na comunidade científica percebeu-se rápido que a sincronização entre vários computadores daria um salto nos estudos e pesquisas acadêmicos. Em 1973, as primeiras conexões internacionais foram estabelecidas, integrando à rede universidades da Noruega e Inglaterra.Durante as décadas de 70 e 80 apenas universidades (inclusive brasileiras) estavam conectados. Essa revolução é bem mais importante, e mais desafiadora, do que aquelas que presidiram ao domínio do homem sobre as forças da natureza nas três revoluções anteriores ou etapas precedentes de progressos materiais e tecnológicos desta nossa civilização industrial.

A Internet não é gerida por nenhuma força central ou organização. Não há um presidente, ou escritório central. O sistema funciona a partir das redes que a compõem e dos próprios usuários, sendo o registro de domínio o único ponto mantido pelos governos, através de agências especializadas.Formas revolucionárias de computação vêm sendo pesquisadas, tais como a computação quântica e a computação biológica, com DNA.

A QUESTÃO

O Estado do Espírito Santo lançou edital simplificado para a contratação de professores da rede pública estadual. Até então tudo ótimo com a revolução da Internet um professor ou estudante que se preze tem acesso a Internet em menos de 01 dia se for tão demorado.

Ah! Maravilha enviar os dados sem sair de casa, “nossa isso que é revolução”, adeus papelada e burocracias estamos na era digital e isso chegou ao Estado, e onde mais precisamos “na educação”, nossa não posso conter a emoção, fico pálido só de pensar quanta facilidade e simplicidade as coisas acontecem. Ah! “Viva a revolução”.

Gostou? Achou interessante? Ótimo. Agora pense que os funcionários e o Estado não foram capazes de utilizar esta ferramenta e quem sofreu foi o infeliz do professor por designação temporária e os efetivos que também pagaram este preço. Enfrentaram um absurdo de chamada que parecia mais uma feira livre. A coordenadora não dava conta de falar a um microfone que se alguém estivesse a dois metros de distancia não ouviria sua voz.

“Mas o que é isso companheiro?” Todas as informações na Internet. É lá naquela inscrição que você fez em casa no seu computador tranqüilo, sorrindo confiante na sua vaga. Não entendi o estado te ensina e manda seus funcionários fazer tudo errado. Explicam métodos, técnicas, planilhas e parafusetas e depois fazer tudo ao contrário. (Não souberam usar)

Conclusão, ou quem os ensinou não fez um bom trabalho ou como diz um professor da universidade: “são tudo um monte de ignorantes, que vivem mamando nas tetas do governo e não sabem nem onde está o nariz”. “Isso é uma vergonha” a chamada do Estado para os professores está sendo uma vergonha. Sol, chuva, fome, sede, stress, e desespero de muitos, que saíram de lá sem serem ao menos citados pela coordenadora que já não tinha voz.

(Lucimar Simon)

Um comentário:

  1. Pena esta postagem, não estar nas manchetes dos principais jornais do estado.
    Sua indignação é procedente,próprio de quem não quer se omitir.

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.