Páginas

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Texto: BARACK HUSSEIN OBAMA II

BARACK HUSSEIN OBAMA II

20 de janeiro de 2009, hoje toma posse do poder uns dos homens mais poderosos do mundo. Barack Hussein Obama II, (Honolulu, 4 de agosto de 1961) é um político dos Estados Unidos da América, sendo o 44º e atual presidente de seu país, pelo Partido Democrata. Sua candidatura foi formalizada pela Convenção do Partido Democrata em 28 de agosto de 2008. Tomou posse a 20 de janeiro de 2009. Até então, era senador pelo estado de Illinois. Obama foi o primeiro afro-americano a ser eleito presidente estadunidense, e também o único senador afro-americano na atual legislatura.

Graduou-se em Ciências Políticas pela Universidade Columbia em Nova Iorque, para depois cursar Direito na Universidade de Harvard, graduando-se em 1991. Foi o primeiro afro-americano a ser presidente da Harvard Law Review. Obama atuou como líder comunitário e como advogado na defesa de direitos civis até que, em 1996, foi eleito ao Senado de Illinois (Orgão integrante da Assembléia Geral de Illinois, que constitui o poder legislativo local), mandato para o qual foi reeleito em 2000. Entre 1992 e 2004, ensinou direito constitucional na escola de direito da Universidade de Chicago.

Tendo tentado, em 2000, eleger-se, sem sucesso, ao Congresso dos Estados Unidos, anunciou, em janeiro de 2003, sua candidatura ao Senado dos Estados Unidos. Após vitória nas eleições primárias, foi escolhido como orador de honra para a Convenção Nacional do Partido Democrata em julho de 2004. Em novembro, foi eleito Senador dos Estados Unidos pelo estado de Illinois com 70% dos votos. Em 4 de janeiro de 2005 assumiu o atual mandato, o qual tem duração até 2011.

Como membro da minoria democrata no período entre 2005 e 2007, ajudou a criar leis para controlar o uso de armas de fogo e para promover maior controle público sobre o uso de recursos federais. Neste período, fez viagens oficiais para o leste europeu, o oriente médio e África. Na atual legislatura contribuiu para a adoção de leis que tratam de fraude eleitoral, da atuação de lobistas, mudança climática, terrorismo nuclear e assistência para militares americanos após o período de serviço.

(Lucimar Simon)

3 comentários:

  1. Obrigada por comentar no meu blog!!
    Fiquei muito feliz!!
    Também gostei do seu!

    ResponderExcluir
  2. Quem diria que um dia o Estados Unidos da América Latina seria governado por um NEGRO???
    Este é mais um importante fato histórico no mundo, que alegra o coração de todas as pessoas que lutam por um mundo de igualdade para todos, em especial os negros que á séculos lutam por igualdade de direitos nos espaços sociais...
    UM ABRAÇO LUCIMAR ADOREI...

    ResponderExcluir
  3. Neste momento temos "brancos de direita assim sabe puxando saco mesmo e se achando un merdas e impotentes diante dessa situaçao, mas nao podemos ver isso como uma mudança de consciencia , ainda nao. mas é um bom começo sim.

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.