Páginas

sábado, 27 de dezembro de 2008

Texto: RETROSPECTIVA 2008

RETROSPECTIVA 2008

Retrospectiva 2008, Os 10 fatos mais marcantes do ano

Em uma seqüência de fatos por maior importância, aqui relato os 10 fatos que marcaram o Brasil e o mundo neste ano de 2008, fiz um breve comentário e coletei algumas reportagens para ilustrar os assuntos neste texto citado.

10º O fim do RBD

A banda mexicana RBD anunciou o fim da banda nesta sexta-feira por meio de um comunicado oficial publicado em seu site. Os shows marcados até agora, porém, serão realizados normalmente, como uma espécie de turnê de despedida. Os próximos shows do RBD estão marcados para Madri, Santiago de Compostela e Barcelona. Ainda este ano o grupo se apresentam também na Sérvia, Eslovênia, Romênia, Venezuela, Argentina, Peru, Brasil, Los Angeles e México

9º Maisa no SBT

O SBT confirmou nesta quinta-feira a contratação de Maísa Silva, 5, que participa do "Programa Raul Gil", exibido aos sábados na Band. Maísa participa do programa de Raul Gil desde antes da transferência da atração para a Band, quando ainda estava na Record, há cerca de dois anos. A contratação da apresentadora infantil não significa dispensa dos atuais apresentadores do infantil "Bom Dia & Cia". O SBT informou que os apresentadores do programa acabaram de renovar contrato e que a atração consegue em média 8 pontos no ibope. Além de apresentar, Maísa também canta no quadro "Eu e as Crianças", de Raul Gil.

8º Morte de Dercy Gonçalves

A comediante Dercy Gonçalves morreu às 16h45 deste sábado, no Hospital São Lucas, em Copacabana (zona sul do Rio), aos 101 anos. Ela foi internada durante a madrugada no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com quadro de pneumonia grave, que evoluiu para uma doença pulmonar e insuficiência respiratória.

7º A Dança Créu e cia.

Não é a primeira vez que crianças inspiram a composição de uma música. Em 1968, Paul McCartney compôs "Hey Jude" inspirado em Julian Lennon, que na época estava sofrendo com a separação de seus pais, John e Cynthia. Inspirado pela situação, Paul escreveu os primeiros versos do single mais vendido dos Beatles em todos os tempos: "Hey Jude, não fique assim, pegue uma canção e a faça melhor". É lógico que, com o decorrer dos anos, não dava para esperar que surgissem novos Beatles, Enfim: Sérgio Costa, DJ e produtor carioca, conta que criou a infame "Dança do Créu" inspirado por seu filho, de 7 anos. Afirma o MC Créu que estava tentando compor versos para uma batida quando seu filho começou a brincar e a dizer "créu" depois de tudo que seu pai dizia. Acreditem se quiser, foi assim que o maior hit deste verão apareceu. Depois, bastou encontrar algumas dançarinas salientes, bolar uma daquelas coreografias sutilmente paquidérmicas, e pronto: surgiu a música que tomou conta das rádios, do YouTube, dos scraps de Orkut.

6º Show da Madonna

Os dois shows que a cantora norte-americana Madonna fará no Brasil em dezembro terão 140 mil ingressos à venda, informa a assessoria da Time For Fun (T4F), empresa responsável pela vinda da pop star ao país. Segundo a assessoria, a expectativa de público para os shows nacionais da "Sticky & Sweet Tour" assim como os ingressos que serão disponibilizados para cada um é de 65 mil pessoas para São Paulo e 75 mil para o Rio de Janeiro.

5º Eleições nos EUA

"Demorou muito tempo, mas, nesta noite, a mudança chegou à América", disse Obama à multidão, que se reuniu para assistir ao seu discurso de vitória, na cidade em que ele surgiu para a política. Ele estava acompanhado de sua mulher, Michelle, de suas duas filhas e de seu companheiro de chapa, Joe Biden. "Se ainda há alguém que duvida que os Estados Unidos sejam o lugar onde todas as coisas são possíveis, que ainda duvida que o sonho de nossos fundadores esteja vivo em nosso tempo, que ainda questiona o poder da nossa democracia, aqui está a resposta", disse.

4º Crise na Bolsa de Valores de NY

Os mercados ao redor do mundo estão preocupados com o setor imobiliário nos Estados Unidos, que atravessou um "boom" nos últimos anos. O medo principal é sobre a oferta de crédito disponível, já que, há algumas semanas, foi detectada uma alta inadimplência do segmento que engloba pessoas com histórico de inadimplência e que, por conseqüência, podem oferecer menos garantia de pagamento --é o chamado crédito "subprime" (de segunda linha). Justamente por causa do alto volume de dinheiro disponível ultimamente, o "subprime" foi um setor que ganhou força e cresceu muito. A atual crise, assim, é proporcional à sua expansão. Como os empréstimos "subprime" embutem maior risco, eles têm juros maiores, o que os torna mais atraentes para gestores de fundos e bancos em busca de retornos melhores. Estes gestores, assim, ao comprar tais títulos das instituições que fizeram o primeiro empréstimo, permitem que um novo montante de dinheiro seja novamente emprestado, antes mesmo do primeiro empréstimo ser pago. Também interessado em lucrar, um segundo gestor pode comprar o título adquirido pelo primeiro, e assim por diante, gerando uma cadeia de venda de títulos.

3º Eleições municipais

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já tem o calendário eleitoral para 2008, quando serão escolhidos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todos os municípios brasileiros. De acordo com a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), o dia das eleições será 5 de outubro, primeiro domingo do mês. O segundo turno, se houver, será disputado em cidades com mais de 200 mil eleitores no dia 26 de outubro, último domingo do mês.

2º Olimpíadas da China

Os jogos Olímpicos contemplam a tradição de muitos anos, desde a Grécia antiga trazem em seu nome a idéia de força, beleza e habilidade para quem o pratica.Os esportes sempre foram uma forma de transformação e os jogos olímpicos é uma junção das qualidades nos atletas e a disposição de um país para sediar esse evento que ocorre a cada quatro anos.

1º Caso Isabella Nardoni

No final da noite de 29 de março, a menina Isabella Oliveira Nardoni, 5, foi encontrada caída no jardim do prédio em que o pai mora, na zona norte de São Paulo. Ela estava em parada cardiorespiratória. O Corpo de Bombeiros foi acionado e tentou reanimar a menina por 34 minutos, sem sucesso. O pai de Isabella, Alexandre Nardoni, 29, e a madrasta, Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá, 24, foram levados ao 9º DP (Carandiru) para prestar depoimento, logo após a constatação da morte da garota. Isabella vivia com a mãe, porém visitava o pai a cada 15 dias. Alexandre Nardoni e Anna Jatobá são acusados de matar a filha dele, Isabella, 5, no dia 29 de março deste ano. Eles estão presos em unidades de Tremembé (147 km de SP). O julgamento ainda não tem data definida.

(Lucimar Simon)

2 comentários:

  1. Ficou legal, mas achei que vc havia feito uma retrospectiva 2008 da sua vida, sobre vc. Seria bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Tambem pensei em fazer sobre mim, por falar a verdade esta no forno. to fazendo vou publicar dia 31/12/2008 tudo bem? obrigado.

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.