Páginas

domingo, 17 de julho de 2011

Texto: A DANÇA: CASA GRANDE E SENZALA – GILBERTO FREYRE, 1933

A DANÇA: CASA GRANDE E SENZALA – GILBERTO FREYRE, 1933

A dança é o movimento do corpo acompanhado ou não de música, e significa “desejo de vida e movimento”. Sempre praticada tanto por homens como por mulheres, é uma atividade tão antiga quanto o mundo. Procurando na história dos mais diversos povos, encontramos manifestações das mais diversas civilizações através da dança. É utilizada para contar seus feitos históricos, e em alguns povos, no intuito de educar em algum sentido, para fins religiosos, sendo também utilizada nos exercícios militares e para controle social, etc..

A dança religiosa nos seus primórdios tinha cunho meramente religioso, sendo usada para evocar os deuses ou as forças da natureza. Muitas vezes a dança tinha tão grande poder dentro de algumas religiões que era colocada como ato principal em alguns cultos e rituais.

A dança dita profana adquiriu maior impulso a partir da renascença. Como profana, entendemos como aquelas que são populares e folclóricas. A dança profana é aquela cuja gestualidade é determinada pela visão da sociedade, como elementos morais que a visão “íntegra” de alguns segmentos religiosos condena.

Danças de “diabo” ou Jurupari, Amedrontar as mulheres e crianças e conservá-las em boa ordem. Entre os ameríndios as máscaras de danças desempenhavam função importante. Guardadas como coisa sagrada e seu misterioso poder se transmitia ao dançarino. Eram mascaras imitando animais demoníacos, e o dançarino imitavam os movimentos e sons destes animais, estas máscaras eram consideradas cheias de mistérios e poder.

Os jesuítas conservaram as danças indígenas, fazendo entrar nelas uma figura cômica do diabo, com o objetivo de desprestigiá-las pelo ridículo o complexo Jurupari. Desprestigiado o Jurupari, as mascaras e maracás sagrados. Estava destruído entre os índios uns dos seus meios mais fortes de controle social. E vitorioso a certo ponto o cristianismo em substituição pelo rito indígena.

As danças eróticas Desempenham funções de afrodisíacos de excitante ou de estimulo a atividade sexual. Dança como iniciação para os ritos sexuais. A maior carga de erotismo fica em uma dança menos apelativa. Encenação de práticas de atos sexuais. Danças menos freqüentes entre os ameríndios do que entre os africanos. Dança erótica e afrodisíaca tratada como defeito nos africanos (necessidade de maior estimulação)

Danças na religiosidade, expressão, ritos, cultos. “As mulheres dançam e quando terminam passam o pano para outra que o enrola no pescoço e continua a dança”.

Na dança, além de todo o valor cultural que possui, existem também outros valores que ela pode proporcionar ao ser humano. Basta entender que a dança, dentre todas as formas de expressão e exercícios é a que consegue um resultado mais completo em favor do ser humano, desenvolvendo simultaneamente vários valores.

(Lucimar Simon)

Um comentário:

  1. "A dança é o movimento do corpo acompanhado ou não de música, e significa “desejo de vida e movimento”".

    Acho que aqui estar a definição perfeita de dança...movimento sempre!!!

    bjinhus em movimento...

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.