Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Texto: SEGURANÇA PÚBLICA SEGURA II

SEGURANÇA PÚBLICA SEGURA II

Seria melhor se deixasse de lado, mas como dizem os próprios policias do BME, vou continuar batendo, descendo o malho, sentando a pua, descendo o cacete, quebrando o pau e outros adjetivos e substantivos ou verbetes usados por eles que podem bem classificar a sua truculência em suas ações praticadas. Na postagem anterior falamos sobre a cerca e os altos muros em torno do destacamento do BME do ES. E como fica a frase: “POLÍCIA MILITAR: HÁ 175 ANOS SOCORRENDO, PROTEGENDO E ASSISTINDO A SOCIEDADE CAPIXABA”.

A segurança pública não pode ser tratada apenas como medidas de vigilância e repressiva, mas como um sistema integrado e otimizado envolvendo instrumento de prevenção, coação, justiça, defesa dos direitos, saúde e social. O processo de segurança pública se inicia pela prevenção e finda na reparação do dano, no tratamento das causas e na reinclusão na sociedade do autor do ilícito. Sendo a ordem pública um estado de serenidade, apaziguamento e tranquilidade pública, em consonância com as leis, os preceitos e os costumes que regulam a convivência em sociedade, a preservação deste direito do cidadão só será amplo se o conceito de segurança pública for aplicado.

A violência policial, a ineficiência preventiva de nossas instituições, a superpopulação nos presídios, rebeliões, fugas, degradação das condições de internação de jovens em conflito com a lei, corrupção, aumento dos custos operacionais do sistema, problema relacionados à eficiência da investigação criminal e das perícias policiais e morosidade judicial, entre tantos outros, representam desafios para o sucesso do processo de consolidação política da democracia no Brasil.

(Lucimar Simon)

2 comentários:

  1. Muito Bom o texto, realmente Seguraça pública é um dos maiores problemas enfrentados pela socidade.

    Um ótimo feriado!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Graziela, sem duvidas, é o maior problema,
    beijos

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.