Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Texto: SEGURANÇA PÚBLICA SEGURA




SEGURANÇA PÚBLICA SEGURA

Nas últimas décadas, as questões da segurança pública passaram a ser consideradas problemas fundamentais e o principal desafio ao estado de direito no Brasil. A segurança ganhou enorme visibilidade pública e jamais, em nossa história recente, esteve tão presente nos debates tanto de especialistas como do público em geral. Os problemas relacionados com o aumento das taxas de criminalidade, o aumento da sensação de insegurança, sobretudo nos grandes centros urbanos, a degradação do espaço público, as dificuldades relacionadas à reforma das instituições da administração da justiça criminal, entre outros.

Bem! Poderia ter iniciado este texto falando sobre o confronto do BME do ES e os estudantes da UFES na última semana, mas depois de ver estas fotos os leitores vão concordar que o BME e toda a nossa polícia repressora de passeatas estudantis esta coagida, acuada, isolada, com medo, mas muito bem protegida. Poderia ser por si uma instituição segura, uma vez que sua autoridade já impõe a chamada proteção, mas pela altura destes muros e a imponência desta cerca elétrica deve por si só confirmar o “medo” da nossa insegura segurança publica.

Mas o que é segurança pública? Segurança pública é um processo (ou seja, uma sequência contínua de fatos ou operações que apresentam certa unidade ou que se reproduzem com certa regularidade), que compartilha uma visão focada em componentes preventivos, repressivos, judiciais, saúde e sociais. É um processo sistêmico, pela necessidade da integração de um conjunto de conhecimentos e ferramentas estatais que devem interagir a mesma visão, compromissos e objetivos. Deve ser também otimizado, pois dependem de decisões rápidas, medidas saneadoras e resultados imediatos. Perfeito não? Seria se fosse praticado.

Vendo por esta ótica será que temos segurança? Qual seria a justificativa possivel que explicaria uma cerca elétrica e muros tão altos em um destacamento policial. Estamos cansados de ver ataques a guaritas policiais, roubos a quarteis ou a destacamentos do exército. Então se a própria polícia esta se refugiando atrás de tão altos muros e tão imponentes cercas elétricas, câmeras de vídeo monitoramento, portões eletrônicos e um grande aparato de armamentos bélicos que garantiriam por si só sua segurança. Mas e a nossa segurança quem faz? Quem garante? Não podemos ter cercas elétricas, nem muros tão altos, e ai cidadão?

(Lucimar Simon)

6 comentários:

  1. Na realidade, ninguém está seguro. Policiais, por trás das fardas, também são pessoas, como todas as outras (embora eles mesmos tenham dificuldade de encarar esse fato)... Estamos todos sujeitos aos mesmos males. Penso eu que devíamos viver sem muros, onde todos pudessem ver a todos e a tudo. Mas vivêssemos com iguais oportunidades de estudo, emprego, tratamento de saúde, poder de compra... Aí,meu amigo, com certeza o mundo seria sim muito mais seguro! Se juntarmos: as diferenças sociais gritantes, as desigualdades alimentando os absurdos lucros da burguesia, o crescimento populacional, os avanços tecnológicos associados ao consumo exagerado e descartável... não há muro que proteja!!! Que Deus nos ajude!

    ResponderExcluir
  2. A realidade clara da segurança brasileira, falo assim porque isso não é um "privilégio" só do estado ES encontramos essa situção em qualquer lugar do país. O que deve ser feito? Será construir mais muros e colocar mais cercas elétricas?

    ótima postagem...

    bjinhus e bom dia!!!!

    ResponderExcluir
  3. Chame o ladrão, chame o ladrão! Já dizia Chico Buarque.

    ResponderExcluir
  4. Denise, sua visao critica sobre os asuntos sempre me deixa mais antenado e ligado nas coisas ao meu redor...

    que bom ter vc por aqui...

    beijos bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Diana, entao essa é uma realidade nacional mesmo, mas nao devemos nos acomodar ne? devemos brigar, expor e querer a mudança dessas atitudes.


    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Maria Helia, pois e´ professora, essa ja era uma pedra cantada a muito tempo antes ne? e ai jose? e ai nos povo brasileiro como ficamos, essa coisa de "nois pega o peixe" e "nos cozinha e come" se reproduz ai nessa sociedade.

    Olha que aqui é um bom moemnto pra agradecer as liçoes que tenho tido com vc no ambito escolar vou deixar ja por baixo aqui um muito obrigado.

    ate segunda.

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.