Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Texto: PROTESTO FECHOU O CENTRO DE VITÓRIA

PROTESTO FECHOU O CENTRO DE VITÓRIA

Após pelo menos sete horas de pista totalmente fechada no Centro de Vitória por estudantes que protestam pedindo passe livre e também contra o aumento da passagem, o Batalhão de Missões Especiais (BME) da Polícia Militar liberou a Avenida Getúlio Vargas. A Avenida Jerônimo Monteiro também está com trânsito liberado. Os militares pediram que os estudantes deixassem a via num prazo de 15 minutos. Mas como não houve acordo, agiu e retirou os estudantes do local.

Por volta de 13h25, os homens do BME partiram ao encontro dos estudantes reunidos e começou um conflito: militares lançavam bombas de efeito moral e os manifestantes arremessavam pedras retiradas das calçadas. As janelas do primeiro pavimento do Palácio Anchieta estão com os vidros quebrados. Os estudantes subiram as escadarias do Palácio Anchieta para se refugiarem. Com isso, o trânsito naquele trecho da Avenida Jerônimo Monteiro ficou completamente fechado. Aos poucos, alguns carros que estavam na Avenida Getúlio Vargas conseguiam passar.

Em seguida, os policiais entraram em formação e foram em direção aos estudantes para dissipar o protesto. Houve conflito entre policiais e manifestantes. De dentro da UFES estudantes jogaram pedras contra os policiais, que revidaram com tiros de bala de borracha e bombas de efeito moral. Os estudantes chegaram a formar uma barreira humana, mas foram dispersos por policiais com spray de pimenta. Dois manifestantes foram algemados e há relatos de feridos por balas de borracha que foram disparadas. No período da tarde, cerca de 100 estudantes fecharam os dois sentidos da Avenida Fernando Ferrari, em frente à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Os manifestantes sentaram na via com o objetivo de fazer uma reunião para decidir os próximos passos do movimento que reivindica passe livre nos ônibus.

Para ultrapassar o bloqueio, os motociclistas precisaram descer do veículo e empurrá-lo. As ambulâncias também tinham a passagem liberada. Quatro viaturas do Batalhão de Missões Especiais (BME) foram acionadas. O protesto de estudantes no Centro de Vitória, em frente ao Palácio Anchieta, parou completamente o trânsito nas avenidas Jerônimo Monteiro e Getúlio Vargas. Com isso, as Cinco Pontes e a Segunda Ponte, que dão acesso à região Sul de Vitória, ficaram completamente congestionadas desde às 7h da manhã desta quinta-feira (02). A manifestação foi para reivindicar a liberação de passe livre para os estudantes no transporte público.

Retirado de:

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/06/a_gazeta/minuto_a_minuto/868187-estudantes-fecham-a-avenida-fernando-ferrari-em-frente-a-ufes.html

(Lucimar Simon)

2 comentários:

  1. Ao acompanhar toda a manifestação através da internet, achei um absurdo precisar de tropa de choque para conter os manifestantes. Será que não está tendo bandidos o suficientes para eles precisarem dar este "show" gratis???
    Bem mas apesar de toda essa manifestação não acredito que no meio do ano conseguiram alguma coisa.
    Pois e nas festas de fim de ano, nas férias e carnaval que tudo acontece, os preços sobem, as leis mais absurdas são aprovadas, é na hora do "pão e circu" que temos que ficar de olho e sim fazer as manifestações...

    Beijos....boa sexta-feira.

    ResponderExcluir
  2. Val segue a luta, nada de desistir agora as autoridades tem que saber que a populaçao tem direito de ir as ruas sim e expor sua indignaçao...

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.