Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Texto: OS ESTUDANTES NÃO VÃO PARAR

OS ESTUDANTES NÃO VÃO PARAR

Hoje ao contrario de ontem a manifestação dos estudantes que querem entre outros fatores o passe livre e a redução da passagem que consideram um valor abusivel por parte das empresas que não oferecem uma qualidade justificável para o alto valor cobrado. Diferente de ontem hoje a manifestação foi pacífica sem confronto com os policiais as atitudes tomadas pelo Governador em exercício e os agentes de transito foram condizente como forma de neutralização uma vez que antes mesmo de os estudantes forçarem a abertura das cancelas na terceira ponte as orientações foram para que as mesmas já estivessem livres quando eles chegassem.

O governador em exercício também deu ordem para que o BME se retirasse assim que os estudantes chegaram à praça do pedágio, evitando assim o confronto com os estudantes. Outra novidade nos protestos de hoje foi uma melhor aceitação da sociedade e claro uma nova visão e exposição por parte da mídia capixaba que ontem e hoje não economizaram nos adjetivos para classificar a ação dos estudantes como baderna, arruaça, anarquistas entre outros que só denegriram a imagem dos estudantes. Mas a volta foi dada e sabemos que nossos direitos estão sendo dia a dia suprimidos por uma policia e política autoritária, que reprimem os movimentos sociais reivindicatórios. A mídia também entendeu o recado, com certeza.

O movimento ganhou força e eu que bem me lembro desde 2005 que não via uma manifestação tão grande e uma organização concentradora de pessoas. Pelo menos quatro mil estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) fecharam ruas e avenidas na Zona Norte de Vitória, na noite desta sexta-feira (3). Esta foi à maior manifestação dos estudantes ocorrida desde início deste ano. Reivindicando, mais uma vez, a redução do preço da passagem de ônibus do sistema de transporte coletivo da Grande Vitória e o passe livre, os universitários saíram em passeata do o portão principal da UFES até a praça de pedágios da Terceira Ponte, na região da Enseada do Suá. A estimativa do número de manifestantes foi da Polícia Militar.

A concentração começou por volta das 17h, em frente ao teatro da universidade, no Campus de Goiabeiras. Diferentemente do dia anterior, a situação dentro e fora da UFES não era de confronto entre manifestantes e policiais. Sou a favor do movimento, tanto como cidadão como aluno e estive hoje presente e engrossei sim o grupo de alunos na passeata pelos nossos direitos. E os estudantes não vão parar.

(Lucimar Simon)

3 comentários:

  1. Acho que é bem por ai que as coisas caminham não dar para fechar os olhos e simplesmente aceitar as situções que nos são colocadas.

    PARABENS pela a manifestação e união os estudantes capixabas e pela postagem Lu, realmente uma otima postagem e divulgação!!!

    bjinhus...

    ResponderExcluir
  2. É até usar a tecnologia a favor, usaram, ontem recebi atraves de amigos que estudam na UFES convite via faceboock, mas como estava trabalhando....
    Sim temos que mostrar essa força jovem, e faze-los entender assim cfomo o governador já entedeu, que nós somos o presente, nós que votamos, compramos e fazemos o país ir pra frente...

    Beijos...tenha um ótimo fim de semana...

    ResponderExcluir
  3. Di, e Val, a luta nao é so nossa (estudantes) é de toda a populaçao e a populaçao sabe o lado que devem estar, pois eles sao os pais que amanha continuarao sofrendo esse abuso nas tarifas de transportes e essa truculenta repressao policial, e o policial que bateu em nós ele nao tem filho? ele nao foi aluno? ele nao é sociedade?

    obrigado a luta continua companheiras... srsrsrsr

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.