Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Texto: FIM DA GREVE DOS PROFESSORES DE VITÓRIA

FIM DA GREVE DOS PROFESSORES DE VITÓRIA

Após 54 dias em greve, os professores da rede municipal de ensino de Vitória retornaram às escolas nesta segunda-feira (09). Cerca de 50 mil alunos estavam sem aulas por conta da paralisação. A movimentação foi tranqüila nas principais unidades de ensino da Capital. Outros quatro municípios da Grande Vitória continuam com professores em greve. O estudante Pedro Henrique Gomes, 12 anos, resumiu o sentimento de uma amiga que estava com muita vontade de voltar a estudar. "Muita gente ficou triste. Uma menina da minha sala me disse que queria tanto voltar para aula que até chorou", disse o menino com um sorriso no rosto. A escola Aristóbulo Barbosa Leão, em Bento Ferreira, foi uma das 15 em Vitória que esteve com 100% dos professores em estado de greve. Mais de mil alunos estavam sem aulas há quase dois meses. O diretor da unidade Arnaldo Lopes disse que o retorno aconteceu em clima de tranqüilidade.

"Os alunos vieram com muita vontade, euforia e garra para estudar. Nós tivemos uma presença bastante significativa. As famílias trouxeram seus filhos, e as salas de aula estão cheias. Esperamos que o ano letivo siga normalmente agora", disse Lopes.

O movimento de greve na Capital foi interrompido na última sexta-feira (06) quando a prefeitura sinalizou uma possibilidade de discutir um reajuste com base nas contas orçamentárias a partir da primeira quinzena de julho. Após o longo período sem aulas, a principal preocupação é em relação ao calendário de reposição dos 37 dias letivos perdidos de aula. A secretária municipal de educação, Vânia Araújo, disse que as unidades de ensino vão elaborar os calendários junto às famílias dos alunos e irão apresentar a sugestão à secretaria. Segundo ela, existem cinco possibilidades de propostas de reposição de aulas. "Estender a carga horária de aula; utilizar os nove dias que temos no nosso calendário previsto para formação, reuniões, conselhos de escola; utilizar o sábado; parte das férias de julho; e estender também o calendário para janeiro."

Uma nova assembléia geral dos professores de Vitória está marcada para o dia 26 de maio. A diretora do Sindicato dos Professores do Espírito Santo (Sindiupes), Rosalba Coutinho, informou que o movimento de greve foi 'interrompido' e que a assembléia será para fazer uma avaliação da postura da prefeitura em relação à possibilidade de disponibilizar a recomposição das perdas salariais de 9% reivindicada por eles.
As cidades Vila Velha, Cariacica, Serra e Guarapari continuam com os professores da rede municipal em estado de greve. Nesta semana haverá a realização de assembléias pelos professores dos quatro municípios para avaliar se continuam ou não com a paralisação. Os profissionais de Vila Velha, Serra e Guarapari realizam assembléia nesta terça-feira (10). Os professores de Cariacica devem se reunir na quinta-feira (12).

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/05/a_gazeta/minuto_a_minuto/846908-alunos-de-vitoria-voltam-as-aulas-apos-54-dias-de-greve-dos-professores.html

(Lucimar Simon)

Um comentário:

  1. oi Lu não dar para ficar muito tempo sem passar aqui né!! li os textos mas vou comentar quando meu PC resolver finalizar a greve.

    bjinhus e saudades sempre!!!

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.