Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Texto: AS COISAS DA UFES

AS COISAS DA UFES

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai pensar em alternativas para diminuir a sobra de vaga no vestibular e, entre as possibilidades, estuda aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), como única forma de ingresso no vestibular. Para o vestibular deste ano, entretanto, nenhuma mudança será feita, garante o pró-reitor de Graduação da universidade, Sebastião Pimentel Franco. "No dia 28 de abril, a Câmara de Graduação, que é formada pelos coordenadores dos cursos, vai começar a avaliar a situação atual da sobra de vagas e pensar em soluções. Mas esse processo é longo e, com certeza, não será concluído neste ano", afirma.

Franco diz que a discussão a respeito do Sisu é uma recomendação do próprio MEC às universidades. "A idéia de se pensar na proposta é porque esse sistema aumenta a possibilidade de termos um quantitativo maior de candidatos, vindos de outras partes do país, o que diminuiria o número de vagas ociosas. Hoje, temos uma sobra de cerca de 10% do total de vagas oferecidas, o que é muito alto", diz. Outra possibilidade, segundo ele, é pensar na realização de novos processos seletivos ao longo do ano.

Visita do MEC

No final do mês de maio, segundo o pró-reitor, um representante do MEC deverá vir à universidade para conversar com a comunidade acadêmica a respeito do Sisu e apresentar os resultados já alcançados nos dois primeiros anos de implantação. Algumas universidades federais importantes já aderiram ao Sisu, como a Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a de São Paulo (Unifesp), a Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e a do Mato Grosso (UFMT). No Estado, o Instituto Federal de Educação (Ifes) também aderiu ao sistema.

Atestado social para disputar cotas

As mudanças no sistema de cotas da Ufes anunciadas no início do ano vão começar a acontecer já no próximo processo seletivo, que será realizado em junho deste ano, para vagas remanescentes. A Ufes deve divulgar, hoje, o edital do cadastro no Sistema de Inclusão Social (SIS) da universidade, que traz uma novidade: caso o aluno não tenha os documentos exigidos para comprovar a renda familiar de até sete salários mínimos, ele poderá procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo e solicitar um "relatório social", atestando sua condição sócio-econômica.

Outras mudanças estudadas, como a diminuição do valor da renda máxima para os alunos, não devem valer para este ano, diz o secretário de Inclusão Social da universidade, Antônio Carlos Moraes. "Fizemos essa primeira mudança para facilitar a vida do aluno. Muitos candidatos tinham a inscrição negada, porque não conseguiam comprovar a renda com os documentos", explica.

Recadastramento

Os alunos que se cadastraram no SIS para concorrer ao último vestibular terão que se recadastrar para participar dos próximos processos seletivos. O novo cadastro, que poderá ser feito de 4 a 19 de abril, deve valer também para o vestibular do fim do ano. As datas e vagas da seleção das vagas remanescentes ainda não foram divulgadas. Mais informações no site www.ufes.br

Retirado de:

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/04/noticias/a_gazeta/dia_a_dia/812852-vestibular-deste-ano-pode-ser-o-ultimo-na-ufes.html

(Lucimar Simon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.