Páginas

segunda-feira, 7 de março de 2011

Texto: REALIZAÇÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS EM 2011

REALIZAÇÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS EM 2011

Após a divulgação dos Ministérios do Planejamento e da Fazenda de que o Governo Federal pretende não realizar concursos públicos este ano, torna-se necessário esclarecer alguns pontos diante da crença de muitos que esta informação se estende a todos os âmbitos e níveis públicos do país.

Portanto, cumpre-nos informar:

1 – A suspensão diz respeito apenas aos órgãos do governo federal, do Poder Executivo da União. Estão isentos desta decisão e poderão realizar seus concursos este ano:
- Legislativo e Judiciário federal, portanto, os Tribunais e o Congresso continuarão seus concursos normalmente;
- Estatais e/ou Empresas Públicas (como Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobras, entre outros) que possuem orçamento próprio vão realizar seus concursos naturalmente durante o ano de 2011, até mesmo porque não poderão deixar de cumprir as decisões do Tribunal de Contas da União (TCU) de substituir terceirizados por concursados (como é o caso da Petrobras), além do fato de competirem no mercado com empresas privadas o que determina outro ritmo de ações;
- Organismos de defesa e segurança nacional, como o Exército, a Aeronáutica e a Marinha também continuarão seus processos seletivos públicos normalmente;
- Estados e Municípios (tanto os organismos executivos, legislativos, judiciários e autarquias) também vão realizar em 2011 seus processos seletivos públicos com a normalidade com que os vem fazendo nos últimos anos.

2 – A história tem nos mostrado que é natural no início de um governo a implantação de medidas restritivas e sempre que se anuncia corte de gastos, colocam os concursos públicos na lista, como se a necessidade de contratação por parte do governo não fosse constante, já que muitos se aposentam, morrem ou deixam seus cargos em busca de outra opção melhor de trabalho, portanto, vagas surgem a todo instante. Como a única forma legal de contratação pelo governo é através dos concursos públicos temos que acreditar no que bem disse William Douglas, no manual “Dicas e artigos de professores especialistas em concursos públicos”: “parar os concursos é estancar o país”.

Diante das constatações apresentadas, esperamos ter esclarecido aos ‘concurseiros’ que os estudos devem continuar, pois as vagas, as opções continuarão existindo e não será surpresa se em meio aos concursos já esperados para 2011 surgir uma novidade em algum ministério, pois além de sabermos das necessidades de contratação destes, temos consciência de que um concurso público dificilmente gera gastos a quaisquer organismos, pois são cobradas as taxas de inscrição que existem justamente para o gerenciamento financeiro do processo.

Walace Nolasco
Jornalista - DRT/MG 6.107/97
SETOR DE COMUNICAÇÃO
CONTATO: (32) 3729-4707
comunicacao@consulplan.com

Retirado de: http://www.consulplanmg.com/portal/consulplan.php

(Lucimar Simon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.