Páginas

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Texto: JOHN LENNON UM ÍDOLO

JOHN LENNON UM ÍDOLO

John Lennon, sempre foi um opositor radical a algumas politicas norte americanas e criticava em suas músicas as ações e tomadas de atitudes das quais o povo estava contra, entre elas estava a guerra do Vietinã, repressão de passeatas pacificas e manifestações de cunho ambientalistas de caracteristicas nacionais e internacionais. Os protestos incluirão até exclusão da vida social por alguns curtos periodos, não participação de eventos sociais e a negativa por algumas entrevistas a emprensa.

A gravação da canção "Give Peace a Chance" em 1969 contra a Guerra do Vietnã marca a transformação de Lennon em um ativista anti-guerra. Foi o começo de um processo que culminou em 1972, quando a administração do presidente norte-americano Richard Nixon tentou deportá-lo dos Estados Unidos. Quando John Lennon e Yoko Ono mudaram-se para Nova Iorque em agosto de 1971, eles se tornaram amigos de líderes anti-guerras como Jerry Rubin, Abbie Hoffman, e outros, e planejaram um concerto nacional para que coincidisse com a eleição presidencial de 1972. John Lennon tentaria convencer aos jovens a votar contra a guerra, ou seja, a votar contra Nixon.

O governo Nixon começou a investigar John Lennon com a finalidade de deportá-lo. O concerto nunca aconteceu, mas John passou, na época, boa parte de seu tempo tentando livrar-se da deportação. Em 1971, John Lennon cantou no concerto Free John Sinclair em Ann Arbor. Sinclair era um ativista anti-guerra preso por dez anos por portar dois cigarros de maconha. John Lennon e Yoko Ono apareceram no concerto assim como Stevie Wonder e outros músicos, mais os ativistas radicais Jerry Rubin e Bobby Seale dos Panteras Negras.

Em 1972, John deu entrevista ao Mike Douglas Show, falando contra a Guerra do Vietnã. Nixon deixou a Casa Branca após o escândalo de Watergate. Em 1975, John Lennon conseguiu finamente seu green card. Após sua morte em 1980, o FBI admitiu tê-lo investigado. Na época da gravação do álbum Rock'n Roll, Yoko engravidou de John Lennon e após o nascimento do seu filho, Sean, John abandonou a carreira para se dedicar ao filho e a família. Ainda em 1975, John ganhou o Green card americano, o que lhe deu direito de permanecer morando nos Estados Unidos, mesmo sendo estrangeiro.

Após cinco anos de reclusão, em 1980, John Lennon voltou a gravar um novo álbum, Double Fantasy. Durante este período de reclusão, John gravou alguma coisa em sua casa e compôs algumas canções. O álbum foi dividido entre canções de Lennon e Yoko. Em "(Just Like)Starting Over", John faz referências à sua volta. "Starting Over" e "Woman" atingiram o primeiro lugar nas paradas de sucesso. Ainda fizeram sucesso "Watching the Wheels" e "Beautiful Boy", sucesso que foi impulsionado pela morte de John Lennon.

Morreu esta semana 27/01/10 nos Estados Unidos, aos 91 anos, o escritor J. D. Salinger. Ele foi o autor de um clássico da literatura: O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO, lançado em 1951. Um exemplar desta obra foi encontrado com o assassino de John e o assassino afirmava que continha no livro uma mensagem pedindo para que ele matasse John. Esta obra vendeu mais de 60 milhões de exemplares desse livro foram vendidos, em 40 idiomas. O escritor passou grande parte da sua vida isolada da sociedade. Evitando a imprensa. Segundo a família, Salinger morreu de causas naturais.

(Lucimar Simon)

6 comentários:

  1. Ótimo texto e exelente pesquisa...
    John Lennon não foi apenas um cantor ou artista, ele era poeta, defendia seus ideais, lutava por seus valores e pensamentos...
    Por isso quero muito assistir "O garoto de Liverpool" aonde contará como começou isso tudo...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto menino...

    Bom saber um pouco da história desse ídolo da sociedade.

    bjinhus...

    ResponderExcluir
  3. Como sempre vc sabe escrever tão bem sobre algo ou alguém, um belo trabalho seu que une o historiador e o escritor/poeta que vc é.

    Legal saber mais sobre a vida de John Lenon.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Val, ainda bem que temos a história como fonte ne? por isso sou historiador e claro adorei escrever este capitulo em nossa historia.

    Obrigado pela sua presença tao linda aqui.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Di, lennon, sempre estara nos coraçoes de seus fas, e sempre tocara a sociedade de ontem de hoje e sempre, como dizem ele foi um revolucionario de seu tempo, bem a sua maneira mas foi.

    beijos ludicos...

    ResponderExcluir
  6. Mika, minha coleguinha linda e blogueira muito inteligente que vc é, estou com saudades de nossas conversas, quero trocar uns textos com vc lindissima. e Jhon, ele é assim unico, como eu e vc...

    Beijos de saudades...

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.