Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Texto: SOBRE A ÁFRICA E ÁFRICA DO SUL

SOBRE A ÁFRICA E ÁFRICA DO SUL

Vamos falar um pouquinho mais de África? Coisas que a copa do mundo fez questão de esconder. Ficou conhecida na época do apartheid por ser foco de resistência anti-racista e de protestos dos negros contra a política oficial de discriminação racial. Uma destas manifestações foi violentamente reprimida pela polícia em 16 de Junho de 1976, passando à história como o Massacre de Soweto. A polícia abriu fogo em uma dessas manifestações, e 1000 pessoas morreram nos doze meses seguintes. Um dos mártires mais famosos foi Hector Pieterson, que mereceu um grande museu dedicado a sua memória.

Há uma bomba de efeito retardado plantada no coração da África. Ela matará mais de 22milhões de homens, mulheres e crianças no decorrer da próxima década. O número é 200 vezes maior do que o de todas as vítimas da bomba atômica que destruiu Hiroshima, em 1945. Ou 100 vezes o total de mortos na Guerra do Vietnã. Esse extermínio em massa e silencioso é provocado pela AIDS.

A região do planeta que mais sofre com a fome provavelmente seja a África, onde a situação parece a cada dia piorar apesar da ajuda humanitária. Esta situação precisa ser enfrentada, pois uma pessoa faminta não é uma pessoa que se sinta livre. Mas é preciso, em primeiro lugar, conhecer as causas que levam à fome. Muitos acham que as conhecem, mas não percebem que, quando falam delas, se limitam, muitas vezes, a repetir o que tantos já disseram e a apontar causas que não têm nada a ver com o verdadeiro problema. A fome é causada porque o mundo não pode produzir alimentos suficientes. Não é verdade! A terra tem recursos suficientes para alimentar a humanidade inteira.

Estudos dizem que a Terra suportaria bem até 7,5 bilhões de pessoas. A fome é devida ao fato de super população. Também não é verdade! Há países muito populosos, como o Japão, onde todos os habitantes têm, todo dia, pelo menos uma quantidade mínima de alimentos e países muito pouco habitados, como a Bolívia, onde os pobres de verdade padecem fome! No mundo há poucas terras cultiváveis! Também não é verdade. Por enquanto, há terras suficientes que, infelizmente, são cultivadas, muitas vezes, para fornecer alimentos aos países ricos.

(Lucimar Simon)

5 comentários:

  1. Se for repetivivo eu nem ligo, mas é impressionante como vai da poesia a um texto histórico sem perder a essencia desse espaço...dois textos completamente diferentes...diferentes? é acho que sim pelo menos em sua estrutura...mas causa cada um em sua especificidade impactos que não se explicaria nem se eu passasse o dia aqui escrevendo...

    Voltando a África muitas vezes é mais cômodo mascarar as situações...o outro? que importancia tem o outro? A maioria das pessoas estão realmente preocupadas apenas consigo mesmas!
    E assim segue a humanidade...

    bjinhus...menino poeta, professor, historiador...

    ResponderExcluir
  2. É, acho que o problema da fome no mundo passa pela má distribuição de renda e pela ganância desenfreada dos que estão no poder. A África é um continente que já foi explorado demasiadamente, cujos povos foram desrespeitados e aviltados em sua cultura, em seus costumes, em suas fronteiras, em suas riquezas naturais, em sua liberdade pessoal, em sua dignidade como seres humanos. Isso tudo, desde sempre, as potências imperialistas fizeram o que quiseram por lá e continuam fazendo. Não há vontade política verdadeira que queira de fato resolver os problemas que lá existem. De lá, só querem as riquezas naturais e já que nao são um mercado suficientemente poderoso para valer a pena, então...
    Afff... falei demais.
    Beijos, Lucimar, gosto muito quando vc vai ao Chocolate.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Meninas, adorei todos os comentarios vou fazer o meu agradecimento conjunto aqui neste comentario embora vcs sejam particularmente unicas.

    vc muito bem falaram e deram ainda mais brilho ao texto
    beijos meninas.

    ResponderExcluir
  5. Ola meu amigo!
    Voltei nesse post mas dessa vez sem Lady Kate na pele rs!
    Hj sou eu mesma!rs

    Sabe, eu estava dando uma pesquisada para encontrar algo cheio de atitude para postar no Atitude e me lembrei desse texto seu que esta perfeito para refletir nessa epoca de politica!
    É preciso ter muita atitude pra falar de assuntos assim e vc tem de sobra!Sabe que estou falando a verdade!

    Se vc permitir,gostaria de posta-lo,com os devidos creditos e link,claro!
    Bem sabemos que nao tem muito resolvido falarmos mas acho que é ainda pior, calarmos, Né!?
    É isso!

    Agora vou ler seus novos textos que estou com saudades!

    Ate mais!

    Beijao

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.