Páginas

sábado, 14 de agosto de 2010

Texto: COMEÇOU OS DESASTRES

COMEÇOU OS DESASTRES

O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) descartou, nesta quinta-feira (12), a possibilidade que o óleo derramado a sete quilômetros da costa de Vila Velha chegue até às praias do município. O acidente aconteceu na última quarta-feira (11) e foi provocado pelo rebocador Oil Vibrant, do armador Pan Marine do Brasil, que encalhou no litoral. De acordo com o Iema, foram lançados no mar aproximadamente 1,5 mil litros de combustível devido a uma fissura no tanque da embarcação. A estimativa é de que a limpeza da área seja concluída até segunda-feira (16).

A mancha formada é de cerca de 1,5 Km de extensão e encontra-se a 4,5 Km da costa. O produto é de alta volatilidade, que evapora com facilidade e que por isso é improvável que os resíduos atinjam às praias. A empresa responsável pela embarcação foi intimada remover o óleo de oferecer a destinação adequada aos resíduos. Segundo técnicos do Iema, o óleo diesel dispersado na região já foi praticamente todo contido. A empresa será autuada e multada, mas os valores ainda serão calculados com base nos levantamentos sobre o impacto ambiental sofrido. Ainda não se tem registros de morte de animais. Uma nova vistoria na área atingida está será realizada nesta sexta-feira (13).

Durante a manhã, os técnicos do Iema sobrevoaram a região, em parceria com a Casa Militar, para fiscalizar e avaliar os resultados da contenção e analisar os impactos ambientais decorrentes do acidente. Durante a tarde a fiscalização continuou, mas pelo mar, com a utilização de lancha. O Iema foi acionado imediatamente pela Capitania dos Portos e pela tripulação da Oil Vibrant. A empresa, logo após o acidente, iniciou os trabalhos de contenção do óleo que vazou do tanque do navio.

Retirado de:

http://www.ejornais.com.br/jornal_folha_vitoria.html

(Lucimar Simon)

Um comentário:

  1. Não é o primeiro e não será, infelizmente, o último. A ganância do homem vai matar sua galinha dos ovos de ouro.
    Um lindo domingo pra vc.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.