Páginas

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Texto: A ZORRA FALOU TUDO


A ZORRA FALOU TUDO

No dia 2 de dezembro do ano de 1825 no Palácio da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro nasceu o segundo Imperador do Brasil. Sétimo filho e terceiro varão de D. Pedro I e da Imperatriz D. Maria Leopoldina, que morreu quando D. Pedro II tinha apenas um ano de idade. Herdou o direito ao trono com a morte de seus irmãos mais velhos Miguel e João Carlos. Como seus outros dois irmãos homens tinham morrido ele era o herdeiro do trono brasileiro. Tinha 5 anos quando o pai abdicou e ficou no Brasil sob a tutela de José Bonifácio de Andrade e Silva e, depois (1833-1840) Manuel Inácio de Andrade Souto Maior. Durante sua menoridade o Brasil foi dirigido por uma Regência. Começou a estudar sob a orientação da camareira-mor D. Mariana Carlota de Verna Magalhães Coutinho, mais tarde condessa de Belmonte. Foi aclamado segundo imperador do Brasil, aos seis anos de idade e assumiu o trono aos 15 anos (18/06/1841).

Não era uma noite feliz, mas a zorra total fez-me rir e rever uns conceitos de doido, como diz os amigos na UFES. Então um viajante do futuro, volta ao passado, 1841 e tenta convencer a Dom Pedro II então com 15 anos não assumir a coroa do Império do Brasil. Coisa de louco, que realidade catastrófica. Bem já sabemos que ele não conseguiu, fechando, ele afirma que tentou, mas como convencer um menino a renunciar tanto poder? Coisa de louco. A ZORRA FALOU TUDO.

(Lucimar Simon)

Um comentário:

  1. Lu..não pra ver esses seus textos e não imaginar uma bela aula utilizando-o...coisa de professora ne! rsrsr

    otimo texto Historiador...

    bjinhus + bjinhus...

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.