Páginas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Texto: UMA PALAVRA DE PAZ

UMA PALAVRA DE PAZ

A África esta na moda, a África do Sul mais ainda, mas não devemos esquecer que este cenário há poucos anos atrás protagonizou uma realidade não muito alegre, e sim muito vergonhosa de se reconhecer no mundo contemporâneo. Hoje vem, o que se chama, e sabemos ser a maior distração e alienação do mundo (Copa do mundo) para maquiar e esconder a brutalidade de um regime racista segregador entre brancos e negros. Apartheid ("separação" em africânder), adotada legalmente em 1948 na África do Sul para designar um regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separados dos brancos, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos. Este regime foi abolido por Frederik de Klerk em 1990 e, finalmente, em 1994 eleições livres foram realizadas. O primeiro registro do uso desta palavra encontra-se num discurso de Jan Smuts em 1917. Este político tornou-se Primeiro-ministro da África do Sul em 1919. Tornou-se de uso quase comum em muitas outras línguas. As traduções mais adequadas para português são segregação racial ou política de segregação racial. Pense nisso!

Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta. Perguntamo-nos: Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível? Na verdade, quem é você para não ser tudo isso? Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você. E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo. (Nelson Mandela. Discurso de posse, em 1994).

(Lucimar Simon)

2 comentários:

  1. Que belo texto para nos fazer refletir!!!

    Sim, por causa da copa se maqueia a realidade de um país, que é marcado por sofrimento...Um país onde parte das pessoas(talvez a maior parte) são miseráveis onde crianças morrem de fome!!!

    ainda nao vi essa realidade nas chamadas globais sobre a copa!!!

    Cadê... so eu não que nao vi? Ou passou em algum momento em que estava na faculdade?

    Mas é assim a realidade humana...tentam sempre "tapar o sol com uma peneira"

    bjinhus Lu..texto perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Ao ler este texto me senti na grecia antiga quando fazia apresentações, e davam um pouco de pão ao povo para que eles se esquecesem da pobresa que passavam....bem isso tb não nós acontecerá daq alguns anos quando for a nossa vez???

    òtimo texto Lu, bem reflexivo...

    Beijos doces....

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.