Páginas

terça-feira, 18 de maio de 2010

Texto: 18 DE MAIO DIA DO MUSEU

18 DE MAIO DIA DO MUSEU

18 de Maio é a data que se comemora o Dia Internacional do Museu. Pouca gente sabe que existe o Dia do Museu, pois é, pois é. Existe sim. (18 de maio). Mas não importa. Vale à pena usar a data como desculpa para aproveitar o fim de semana e conhecer um dos 87 instalados na capital paulista. Do tradicional Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, ao desconhecido Museu da Mágica, do Ilusionismo e da Prestidigitação, que fica no Ipiranga, passando pelos líderes de público, como os vizinhos Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, ambos localizados na Praça da Luz.

No Masp, além do acervo fixo do museu, a programação tem dois destaques de peso. Uma delas é a exposição "Darwin - Descubra o homem e a revolucionária teoria que mudou o mundo". A mostra recria a viagem de descoberta de Charles Darwin, que transformou a percepção sobre a origem e a natureza das espécies. Quem torce o nariz para uma exposição científica exibida em um museu dedicado à arte, pode optar por direcionar a atenção à mostra que reúne as quatro séries completas das gravuras de Francisco de Goya (1746-1828). São 218 obras do artista espanhol.

Outro local que vale a visita é o Memorial do Imigrante. Por lá, pode-se voltar ao passado e fazer um passeio de bonde e de maria-fumaça. Foi recriada uma estação ferroviária e é possível fazer um pequeno percurso até a Rua da Mooca no trem da São Paulo Railway. Dá até para escolher entre o vagão de primeira ou de segunda classe. Outra diversão é pesquisar a história de seus ancestrais que imigraram para o Brasil nos arquivos do Centro de Pesquisa e Documentação. Em outros estados ou cidades devem ter seus museus, interesse-se por descobrir-los, você pode se apaixonar pelo conteúdo.

Mas, se você não tem tempo de sair de casa de um clique e visite museus on-line pela internet. Que tal visitar museus de arte sem sair de casa? Ou então conhecer o acervo dos museus de História e Ciências Naturais? Importantes instituições de todo o mundo já estão na rede e oferecem, além de informações gerais, imagens do acervo e exposições virtuais. Vamos conhecer alguns deles? Bom passeio.

(Lucimar Simon)

Um comentário:

  1. Ahhhhhhhhhhh que bom... Deveria haver um dia para as bibliotecas também... rs
    Uma pena que em cidades tão pequenas, assim como a minha, não há museus... =/

    Ate mais querido
    Beijos

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.