Páginas

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Texto: O DIA DA GULA

O DIA DA GULA

Ela é fato tão presente na vida das pessoas que até foi incluída na lista dos 7 Pecados Capitais, ganhou dia de comemoração, neste dia 26 de janeiro, e não há quem não tenha resistido ou capitulado a ela ao menos uma vez: a gula é a bola da vez aqui no nosso blog. Se exceder na quantidade de comida e de bebida pode provocar um prazer enorme, mas, por outro lado, traz conseqüências não tão agradáveis à saúde e bem- estar do nosso corpo, como o sobrepeso e até a obesidade. Mas por que será que é tão difícil dizer não às tentações gastronômicas da geladeira, das padarias, restaurantes, supermercados e das ruas? O problema é quando este prazer que é benéfico para a saúde, age de forma descompassada no organismo e necessitamos de mais comida para que a produção de dopamina seja estimulada, daí comermos para satisfazer a gula e não a fome. A gula é considerada um distúrbio alimentar, que se caracteriza pelo uso da comida como compensação por algo que não está indo bem em outras áreas da vida. De origem emocional, ela desencadeada, principalmente por decepções. É como se a pessoa descontasse a sua frustração nos alimentos.

Quando passamos a comer por impulso, ou seja, muito mais do que precisamos, as taxas de insulina em nosso organismo aumentam e nosso corpo se acostuma a ingerir sempre a mesma quantidade de alimentos, daí o aumento de peso. Mas nem sempre ela deve ser vista como vilã. A gula é positiva quando funciona como uma reação natural do organismo diante da vontade de comer um determinado alimento e não interfere na saúde. O lado negro da comilança é que ela pode se transformar facilmente em um transtorno e provocar doenças, alterando o funcionamento físico e mental de nosso organismo. Só que muitas vezes a pessoa demora a se dar conta que a gula está fazendo mal. Normalmente, a consciência vem quando o peso já está bem acima do normal.

Atenção

Não se prive de comer. Às vezes trocamos o sorvete pela cenoura só para dizer que controlamos nosso impulso, mas depois de alguns minutos, tomamos o sorvete também. O segredo não está na restrição alimentar e sim na quantidade de alimentos que ingerimos.

(Lucimar Simon)

4 comentários:

  1. Uma vida saudável é o que precisamos ter!!

    Beijos Lucimar!

    ResponderExcluir
  2. É verdade...
    É preciso ter cuidado com o prazer na hora de comer!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sabe meu amigo o mais triste d tudo é que as vezes a compulsão por comida vem para suprir outras necessidades..

    bjuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  4. Ivone isso é verdade quando fico ansioso e preocupado eu como mais que o normal tbm, mas como diz bem nossa amiguinha mika é preciso ter cuidado com a gula, e seguindo o que tbm concordo com Juliana temos que ter uma alimentaçao e uma vida saudavel

    beijos a todas.

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.