Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Texto: O APAGÃO (10/11/2009)

O APAGÃO (10/11/2009)

O Distrito Federal e pelo menos nove Estados brasileiros foi atingido pelo apagão na noite de terça-feira foi o resultado da queda de três linhas de transmissão entre o Paraná e São Paulo por conta das "condições meteorológicas adversas", De acordo com informações do Ministério o problema foi registrado em duas linhas de transmissão entre duas cidades O fornecimento de energia elétrica nas regiões afetadas pelo apagão foi normalizado a partir da madrugada desta quarta-feira.

A usina de Itaipu anunciou que voltou a operar em condições de normalidade a partir das 6 horas (horário de Brasília), após "uma pane no sistema elétrico interligado brasileiro". O problema teve início às 22h13 de terça-feira e provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em grandes áreas do país. De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), cerca de 800 cidades brasileiras foram atingidas pela falta de energia elétrica.

A região mais afetada pelo apagão foi a Sudeste, em particular os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. O blecaute também afetou o Distrito Federal e mais seis Estados: Minas Gerais, Paraná, Goiás, Pernambuco, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Paraguai. A falta de energia causou problemas principalmente para o trânsito. No Rio de Janeiro, os sinais de trânsito ficaram desligados durante as quatro horas de apagão, complicando a circulação de veículos.

Na cidade de São Paulo, o trânsito também apresentou problemas nos principais corredores de tráfego com o desligamento dos sinais de trânsito. Além disso, o sistema de metrô e as linhas de trem também pararam de funcionar, afetando o trajeto de milhares de paulistanos. A situação forçou a Prefeitura de São Paulo a suspender o rodízio de automóveis na manhã desta quarta-feira e a aumentar a frota de transporte público para atender a população. No entanto, muitos ficaram nas ruas esperando o retorno da energia elétrica.

Texto retirado da Internet.

(Lucimar Simon)

Um comentário:

  1. Realmente, foi um sofoco só eu estava na rua, e tive que chamar meu irmao para me pegar no trabalho, pensei e sabia que vc ia fazer algo sobre isso.

    beijos.

    Juliana

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.