Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Texto: OS PECADOS CAPITAIS

OS PECADOS CAPITAIS

O que é mesmo isso? Você parou para pensar o que é o pecado? O que você faz constantemente que pode ser considerado pecado? Os pecados capitais existem? Os conceitos incorporados no que se conhece hoje como os sete pecados capitais se trata de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios que é muito antiga e que precede ao surgimento do cristianismo mas que foi usada mais tarde pelo catolicismo com o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano

A Soberba é um dos sete pecados capitais, sendo o mesmo pecado associado à orgulho excessivo, arrogância e vaidade. Segundo o filósofo Tomás de Aquino, a soberba era um pecado tão grandioso que era fora de série, devendo ser tratado em separado do resto e merecendo uma atenção especial.

Avareza é sinônimo de ganância, ou seja, é a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. Mais caracteristicamente é um desejo descontrolado, uma cobiça de bens materiais e dinheiro. ganância. Mas existe também avareza por informação ou por indíviduos.

A Luxúria é o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material. Segundo a Doutrina Católica consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.

A Inveja é considerada pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bençãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual. É o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. O invejoso ignora tudo o que é e possui para cobiçar o que é do próximo.

A Gula é o desejo insaciável, além do necessário, por comida, bebida ou intoxicantes. Para algumas denominações cristãs. Segundo tal visão, esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem.

A Ira é o intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que pode ou não gerar sentimento de vingança. É um sentimento mental que conflita o agente causador da ira e o irado. A ira torna a pessoa furiosa e descontrolada com o desejo de destruir aquilo que provocou sua ira, que é algo que provoca a pessoa.

A Preguiça é caracterizada pela pessoa que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada. Aversão ao trabalho, freqüentemente associada ao ócio, vadiagem.

Na verdade acredito que o pecado é uma criação de uns para frear, para impedir as ações, desejos, sonhos e vontades dos outros. Observe que nenhum destes relacionados fere ou mata o ser humano diretamente por existir. Deixo claro que é uma interpretação pessoal, simples e sem detalhes explicativos, mas, se não concordar pode expor sua opinião aqui em seus comentarios.

FONTE: WIKIPÉDIA. Wikipédia, a enciclopédia livre.

(Lucimar Simon)

Um comentário:

  1. Poxa tb penso assim acho q os pecados sejam só uma maneira "tosca e bizarra" de manipular a sociedade (ou só mais uma né) mas enfim se for seguir a risca... caraca eu tenho todos os pecados da lista e sabe aquela coisas dos dez mandamentos? já infligi todos... (acho q se ficar pensando vou perder minha carteira de habilitação e ser proibida de circular ai pelo mundo)


    bj lindo t+

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.