Páginas

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Texto: PARABÉNS VITÓRIA 458 ANOS


PARABÉNS VITÓRIA 458 ANOS

Eu adoro Vitória e vou aqui, para meus colegas e amigos do blog contar na visão de um renomado historiador sobre a fundação desta bela cidade que tem o papel de representar como capital do Espírito Santo todas as qualidades do povo capixaba. Vitória e suas belezas naturais e um povo acolhedor faz justiça ao ser considerada uma das cidades mais belas do Brasil e com melhor qualidade de vida para seus cidadãos.

Parabéns Vitória.

Segundo o historiador Gabriel Bittencourt, antes de Vitória ser a capital do Espírito Santo colonial, era, para os portugueses, a Ilha de Santo Antônio, que pertencia ao capitão donatário Vasco Fernandes Coutinho e doada a Duarte Lemos. Nesta época já havia moradores no local. "Além dos ataques, os problemas com ancoragens dos navios e das áreas pantanosas em Vila Velha fizeram com que Vitória, uma área mais elevada que o mar, fosse elevada a capital", explica. Gabriel ainda analisa que se pode dizer que o marco principal de Vitória foi à fundação do Colégio de Jesuítas. Os limites da capital eram o atual Forte São João, hoje Clube de Regatas Saldanha da Gama. A cidade cresceu pelas partes altas e característica eram as ruas estreitas. Na parte baixa da cidade, mais vulneráveis a ataques, foram construídos vários fortes à beira - mar.

Em 24 de fevereiro de 1823, a Vila de Vitória foi elevada a cidade, mas seu isolamento insular evitava seu desenvolvimento. A partir do ano de 1894 com o ciclo do café, iniciaram-se na ilha diversos aterros nas partes baixas da cidade, alterando a forma da ilha e modernizando-a. Foram construídos após isso diversos bairros, escadarias e foram derrubados casarões. Além disso, for melhorado o saneamento. Em 1949 foram feitos mais aterros e foram construídas amplas avenidas. Depois dessas várias mudanças a cidade tornou-se o maior centro do Espírito Santo. Em 1970 o Porto de Vitória se tornou um dos mais importantes do país. A capital iniciou o processo de industrialização. A modernização da ilha gerou o desaparecimento de quase todos os vestígios da Colônia e do Império na ilha.

Dê os parabéns a Vitória.
(Lucimar Simon)

2 comentários:

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.