Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Texto: O DIA DA INDEPENDENCIA DO BRASIL

O DIA DA INDEPENDENCIA DO BRASIL

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do Riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte! Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores.

Como bom historiador (que sei que sou) eu não podia deixar de escrever sobre a Independência do Brasil e traçar alguns comentários sobre este dia tão importante para o país. Importante, mas também polêmico como sabemos a muitos historiadores que atestam que a independência do Brasil veio antes dessa data comemorativa e há um grupo um pouco mais além que afirmam a independência ter acontecido após esta data comemorativa. Entre o antes e o depois eu fico com o real ou com o fato mais marcante que vem a ser em 7 de Setembro de 1822, mas não nego concordar que este processo foi dado partida com a chegada da Família Real ao Brasil em 1808. A moderna historiografia em História do Brasil remete o início do processo de independência à Transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.

Para os que defendem a independencia após 7 de Setembro de 1822, eles se remetem a data de 15 de Novembro que foi a instalação da Republica no Brasil. Estes historiadores acreditam que foi só com o fim dos laços com a real familia portuguesa que o país tornou-se independente. Para os não familarizados com a História esta data foi marcada realmente por grandes transformações. Inclusive a expulsão da familia real das terras brasileiras e o total rompimento com Portugal. A Proclamação da República Brasileira é um evento, na História do Brasil, que instaurou o regime republicano no país, derrubando a Monarquia. Ocorreu dia 15 de novembro de 1889 no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, na praça da Aclamação (hoje Praça de República), quando um grupo de militares do Exército brasileiro, liderados pelo comandante marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado e depôs o imperador D. Pedro II. Institui-se então a República, sendo nessa data que o jurista Rui Barbosa assinou o primeiro decreto do novo regime, instituindo um governo provisório. Faziam parte do governo provisório, organizado na noite de 15 de novembro, o Marechal Deodoro da Fonseca como presidente e, como ministros, Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales entre outros.

Sou adepto de incluir na historiografia tradicional a minha visão de que a independencia realmente começou em 1808, passou pelos anos 1820 a 1889, que é considerado o apce deste processo, mas como tambem bom critico que sou devo puxar a atençao de voces leitores para a atualidade, que ainda nos remete ao processo de dependencia economica, social e politica. O Brasil é independente, possui sua soberania e autoridade reconhecida mundialmente, tem influencia em diversos orgaõs mundiais e expressão de poder na America Latina, somos um gigante como afirma o próprio hino nacional, porém ainda somos dependentes. Sim somos dependentes e no próximo parágrafo explico as causas dessa dependencia que não é totalmente externa e sim interna.

Que a nação brasileira é independente já está provado, mas e o povo brasileiro? A grande massa, essa é livre? É indenpedente? Não. Tenho certeza que não. e exepcionalmente afirmo isso ao depararmos com a nossa atual realidade politica, escandalos no senado provam nossa dependencia de vontade politica, ainda somos escravos de senhores de terras e senhores do poder, ainda caminhamos algemados, trancados dentro de uma sensala chamada “vontade politica” vestida de roubalheiras, representada por espertalhões como Renan Calheiros, José Sarney, Fernando Collor e essa troupe que está acobertada por ministros do Supremo Tribunal de Justiça que pode parecer repetitivo, mas deixam bem a calhar o ditado de que: “A justiça é cega, surda e muda” e aqui acrescento ela é isso tudo mesmo e para muitos, e para muitos mesmo, que são mais de 95% da população. Eh, amigos esta justiça está realmente comprometida com as minorias que são representadas pela classe politica e os megas empresários instalados bem a vontade em nosso país. E estes vivem se esbaldando de nossas riquezas e sorrindo de nossa igenuidade politica e da nossa passividade anormal.

Isso é uma vergonha.

(Lucimar Simon)

6 comentários:

  1. É meu querido, não sei onde iremos parar, o Brasil está sendo dominado pelos políticos desonestos, e são protegidos.
    Daqui há pouco ser honesto, será sinônimo de otário.
    Vim te deixar um abraço e desejar um bom feriado.

    ResponderExcluir
  2. Eh nesse blog que encontro estas coisas consciencia critica e uma visao bem detalahada do panorama historico, este historiador tem futuro, por fazer a relaçao com o passado presente e futuro.

    Abraço amigo

    J.K

    ResponderExcluir
  3. O texto é bom, não sou historiador, nem perto disso, mais gosto de história, mais acho que se você é bom ou não, deve deixar esse tipo de elogio para seus leitores ou alunos ou mesmo seus atuais ou ex-professores. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson Gomes, que bom que o texto atingiu o objetivo, obrigado pela leitura e comentario. Quanto ao "BOM" no inicio do paragrafo, nao foi no sentido bom de ser o "melhor", e sim no sentido de se fazer falar sobre o dia, opinar e comentar de uma forma critica sobre o assunto. E sim, os meus alunos e meus professores ja teceram elogios sobre meus textos e minhas opinioes tbm. mas longe esta de me convencer ser o "BOM". Grande abraço, volte sempre.

      Excluir
  4. MUITO BOA SUA PESQUISA SOBRE A INDEPENDÊNCIA , PORÉM SE VOCÊ PUDER ACERTAR A DATA DE VINDA DA FAMÍLIA REAL AO BRASIL PARA 1808, SERIA MELHOR, UMA VEZ QUE, VOCÊ É UM BOM HISTORIADOR.FAZ ESTE ACERTO AÍ.OK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um erro de digitação, uma vez que a data está digitada certa logo após ao fim do parágrafo... Erro corrigido. Obrigado pela observação... Volte sempre.

      Excluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.