Páginas

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Texto: UTILIDADE E SAÚDE

UTILIDADE E SAÚDE

Qual fruta é capaz de saciar a fome, prevenir prisão de ventre, normalizar a flora intestinal e ainda evitar a obesidade? Segundo especialistas da Universidade Autônoma de Barcelona, a nutricionista Pilar Riobó e a dietista Blanca Galofre, o abacaxi pode fazer tudo isso.

Os cientistas consideram que a fibra presente no suco do abacaxi é muito recomendável para prevenir ou evitar a obesidade, já que torna a passagem dos alimentos pelo estômago mais vagaroso e produz uma sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos.

Eles também afirmam que a fruta, rica em fibras e originária da América Central, contém uma enzima chamada bromelina, que atua como substituto dos sucos gástricos, melhora a digestão e destrói a camada de quitina que protege os parasitas intestinais, que acabam sendo expulsos do organismo.

Seu efeito depurativo, como diurético, tem o efeito benéfico de eliminar toxinas pela urina, e ajuda assim os que têm problemas de rim, bexiga e próstata. Mas não pára por aí. A fruta também contribui para minimizar os efeitos da retenção de líquido no organismo e a ação antioxidante do abacaxi atua contra os radicais livres e, por isso, combate doenças crônicas.

O abacaxi, pertencente à família das bromeliáceas, é oriundo da América do Sul e cultivado em qualquer região quente do mundo. Tem grande aceitação em todo o mundo, tanto natural quanto industrializado. É conhecido também como ananás, como é chamado nos países de língua espanhola. Quando maduro o abacaxi apresenta sabor muito ácido e muitas vezes adocicado. É rico em vitaminas C, B1, B6, ferro, magnésio e fibras.

Devido sua beleza e existência da coroa, o abacaxi é conhecido como rei dos frutos. Na gíria brasileira, é comumente utilizado significando algo que não apresenta bom resultado, devido o seu aspecto espinhoso. Além da polpa, as cascas e o miolo do abacaxi podem ser utilizados para a produção de sucos. Previne dores de garganta e resfriados e é bom para a circulação por conter a enzima bromelina. Servindo também como tempero para amaciar carnes.

O abacaxi pode ser consumido in natura, industrializado sob a forma de geléia, vinho, cristalizado, passa, licor. Ao comprá-lo é bom observar se as folhas da coroa não estão secas nem murchas, se o cheiro está bom e se não existem manchas. O melhor período de safra compreende o mês de dezembro a janeiro. O abacaxizeiro é uma planta que atinge um metro de altura, já era cultivada pelos indígenas antes mesmo do descobrimento do país.

No Brasil, são cultivadas várias espécies, como o abacaxi amarelo, porém a que se destaca é a variedade Pérola, de polpa amarelo-pálida, sabor bastante doce, casca esverdeada, mesmo quando maduro e pouca acidez. Os principais países produtores de abacaxi são os Estados Unidos, o Brasil, a Malásia, Formosa, México e as Filipinas.

Dieta do Abacaxi

Dietas restritivas como a do abacaxi, que são aquelas que restringem a alimentação a um alimento ou grupos de alimentos, são desaconselhadas pelos nutricionistas. Para uma dieta saudável, é necessário um regime alimentar equilibrado que proporcione as quantidades necessárias de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras alimentares, vitaminas e sais minerais.

Texto: Parte enviada por meu amigo Cleudes.

Fonte: Redação Saúde em Movimento

"Eu quero o amor verdadeiro... quero Viver de Deus!".
(Lucimar Simon)

2 comentários:

  1. Legal este texto informativo e deu certo esta semana com esta caracteristica, mas em quero suas poesias e textos semana que vem em

    adoro vc beijos

    Rose

    ResponderExcluir
  2. É o abacaxi tem todas essas propriedades mesmo que legal adoro esta fruta.

    J.K

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.