Páginas

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Texto: OS REFRIGERANTES

OS REFRIGERANTES

A moda dos refrigerantes zero chegou como um alento para os aficionados pela bebida que encaram a dieta. São diversas variações que não apresentam nenhuma quantidade de açúcar, sugerindo riscos mínimos para o regime. Outras opções como, os lights e diets, também confundem muitas pessoas, que acabam colocando o sucesso do regime em risco ao consumir doses excessivas da bebida. E será que eles estão liberados mesmo?

O problema é que mesmo nas versões menos calóricas, os refrigerantes se tornam uma ameaça quando o assunto é derrubar o ponteiro da balança ou a escolha de uma vida saudável. Para te ajudar a entender como os eles interferem nos quilos a menos, a Minha Vida conversou com a nutricionista Daniella Camargo, que aponta os principais problemas da bebida. Confira e descubra porque os sucos devem entrar com tudo no seu menu.

(Lucimar Simon)

Refrigerante na refeição

Já não é novidade que beber enquanto comemos, não ajuda em nada no regime, mas de acordo com a nutricionista Daniella Camargo, quando o assunto é refrigerante o perigo aumenta. "A ingestão de líquidos, principalmente gasosos, dilata o estômago dificultando a digestão e fazendo a sensação de fome reaparecer em poucos minutos", alerta a nutricionista.

É aí que o perigo aparece e a ingestão maior de alimentos aumenta. "Logo depois do almoço já estamos morrendo de fome, já que não ficamos satisfeitos com a refeição, mais sim com a impressão de estômago cheio, graças a ingestão da bebida gasosa", explica. "Dessa forma, abusamos dos petiscos e também comemos mais na refeição seguinte".

Mas, se você acha impossível se alimentar sem colocar nada líquido na boca, a nutricionista dá a dica. "O ideal é não beber nada, ou então optar pelo suco, principalmente cítricas, porque auxiliam na absorção de ferro, encontrado em verduras, leguminosas e carnes, ou ingerir água, que não tem calorias e não engorda", sugere.

Zero, diet ou light

Os problemas dos refrigerantes diet, light ou zero estão ligados, em geral, ao aumento do consumo de sódio. De acordo com a nutricionista Daniella Camargo, ele oferece riscos para saúde e para o regime. "Os refrigerantes zero, diet e light não estão liberados na dieta, porque quando se diminui a quantidade de açúcar no refrigerante, é preciso aumentar a quantidade de sódio para compensar o paladar", diz. "O sódio em excesso retém líquido, e com isso aumenta o peso, podendo apresentar problemas para saúde do fígado e rins, por exemplo", explica.

A especialista explica que uma dose de refrigerante normal apresenta, em média, 10mg de sódio, enquanto, a opção light varia de 28 a 39mg para uma quantidade de 200ml (um copo médio). "A dose diária recomendada de sódio é de cerca de 1,5g por dia, isso para pessoas que não são hipertensas", explica Daniela Camargo.

Ocasiões especiais

De acordo com a nutricionista, o verdadeiro problema é que as pessoas exageram na dose e costumam tomar refrigerante o tempo todo. "Tomar um copo de refrigerante em um aniversário, por exemplo, não é o fim do mundo. O problema são as pessoas que ingerem, no mínimo, três copos por dia. É ai que os riscos aparecem", diz a nutricionista.

Eu quero o amor verdadeiro... quero Viver de Deus!

3 comentários:

  1. Ai amigo vou ser obrigada a fazer um comentario bem sagaz.
    ODEIO OS REFRIGERANTES rsrsrsrrs
    e isto é real total e pior involuntario, do tipo alguns não comem jiló ou quiabo eu simplesmente não curto refrigerante rsrrsrrsrs
    Poooooooooooooooooonto pra mim kkkk brincadeira (mas é verdade eu odeio refri kkk)


    adorei a materia achei tão pertinente... rs, mas devo confessar sou viciadassa em café embora não fume.. entao posso pedir nunca falar mal da cafeina rsrsrsrsrsr


    milhoes de beijos pra vc q adoro ...

    ResponderExcluir
  2. Bem Ivone minha amiguinha, nao vou falar mal da cafeina, mas posso dizer que nao tomo cafe a mais de 15 anos entao nao tem problemas ne? eu so falar isso?

    beijos sem gosto de cafeina é claro.

    ResponderExcluir
  3. Meu... eu AMO refrigerantes, sorte q naum tenho problemas com peso. Serio msm kra, eu naum tomo agua de jeito nenhum e suco de frutas numa marra danada, costumo dizer q meus rins funcionam a base de Coca Cola. kkkkkkkkkkk
    Qnto ao cafe q Ivone mencionou, eu me viciei desde q deixei de fumar. Eu fumei dos 14 aos 16, hj, dois anos dpois, naum nego q tenho de vez em qndo algumas pequenas recaidas, mas nada mto serio, alias, eu tenho evitado ao maximo agora q elas ocorram, entaum, viva a cafeina! rsrsrs

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.