Páginas

domingo, 30 de agosto de 2009

Texto: CULINARIA DE DOMINGO...

CULINARIA DE DOMINGO...

A culinária é a arte de cozinhar, ou seja, confeccionar alimentos e foi evoluindo ao longo da história dos povos para tornar-se parte da cultura de cada um. Variam de região para região, não só os ingredientes, como também as técnicas culinárias e os próprios utensílios. Por exemplo, a cataplana é um recipiente para cozinhar alimentos típico do Algarve, equivalente à tajine de Marrocos. A alheira de Mirandela é um dos alimentos mais exclusivos da cozinha portuguesa, enquanto que no Brasil, os pratos típicos incluem a feijoada brasileira e o churrasco.

Bem, depois desta historinha sobre a culinaria, vou lhes apresentar um prato a moda “simon” uma bela lasanha caseira com massa de batata e frango coberta por mussarela e batata palha. Claro vou deixar a receita tambem para os aventureiros que queiram tentar algo diferente nos dias fartos de domingo, onde fazer um prato diferente fica muito legal. Ah uma dica para as mocinhas e os rapazes. Mocinhas levem os rapazes para a cozinha na hora do preparo, rapazes nao levem as mocinhas para a cozinha, principalmente se voce nao tiver muita habilidade com os utensilios, mas se voce tem estas habilidades nao custa nada se exibir um pouco. Já ouvi algumas historias de relacionamentos que começaram e durararam muito apos um bom prato desenhado por um dos parceiros, mas devo confessar que muitos mais sao as habilidades femininas, mas os mocinhos tambem dao conta do recado quando se aplicam e a mocinha faz por merecer é claro.

Lasanha de batata
Massa
1000g de batata inglesa
100g de requeijao cremoso
150ml de leite de vaca
Sal a gosto
Recheio
500g de filé de peito de frango
150g de requeijao cremoso
2 tempero verde (salsa e cebolinha)
50ml de oleo de soja ou azeite
Sal a gosto (ou aqui caldo de galinha)
Cobertura
200g de mussarela
100g de batata palha

Modo de fazer
Massa
Descacar as batatas e conzinhar. Em seguida em um recipiente amassa-las acrescentando o leite, a primeira porçao de requeijao, e o sal. (no lugar do sal pode-se por um Zazon para massas). Mexa até ficar homogeneo e reserve.
Recheio
Cozinhar o frango, desfiar. Em uma panela de sua preferencia colocar o oleo, adicionar o frango e o requeijao, o leite, sal e os temperos picados. Aqueça por uns minutos e reserve.
Montagem
Em uma travessa tipo marinex ou duralex, espalhe metade do pure de batata. Em seguida espalhe o recheio, e logo apos cubra-o com o restante do pure de batata. Apos espalhar uniformemte a segunda camada cubra com as fatias de mussarela e para um toque final espalhe batata palha sobre a mussarela que (tambem pode ser ralada). Apos a montagem leve ao forno para derreter e gratinar a mussarela. Retire e com uma espatula corte e sirva seus convidados.
Acompanhamentos
Uma salada de sua preferencia
Um vinho ou um refrigerante
Para as crianças, suco por favor

(Lucimar Simon)

5 comentários:

  1. Que belo prato, foi vc mesmo que fez, ja sabia desse teu dote mas a ponto de divulgar. corajoso voce emmm?

    beijos.

    Rose

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmmmm deve ser uma delicia...e pela receita deve render bem....
    Espero ver mais "artes culinarias" deste nosso caro amigo...beijos..saudades de estar aqui.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o pos´t, adorei a dica, adorei a ideia rs e adivinha se não vou fazer a receita... claro q vou faltou nos ingredientes colocar uma taça de vinho .. não não era pra acrescentar na massa não era pra tomar enquanto prepara a receita (rs).


    Bj bj bj liducho t+

    ResponderExcluir
  4. Ei ivone claro que sim, nao coloquei pq sabe ne? tem gente que nao domina bem essa tecnica, mas eu tomei nao uma mas 3
    taças de vinho e uma ice enquanto preparava esse prato.

    rssrsrsr


    Val a receita rende bem sim da pra umas 8 pessoas que comem moderado é claro.. beijos saudades de vc. volta....

    Minha coleguinha Rose, sim foi eu que fiz e modestia ficou otimo recebi varios elogios, obrigado pelo teu tbm

    beijao pra vc, ah diz pra Claudinha que to com saudades dela...

    ResponderExcluir
  5. ei....deve ser uma delicia heim...vou testar...se fikar bom e der pra congelar....vou acrescentar no meu cardapio e vendas de comidas congeladas....como sempre vc ta de parabens...bjão

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.