Páginas

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Texto: DIA DOS NAMORADOS

DIA DOS NAMORADOS

O Dia dos Namorados, ou em outras localidades estrangeiras Dia de São Valentim, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo é comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, já em Portugal, a data é celebrada em seu dia mais tradicional: 14 de Fevereiro. A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.

Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que deram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram-se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: "De seu Valentim", expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia d Santo António, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar que era combatida pela heresia da época chamada Catarismo. O casamento - em queda na Idade Média - gerava filhos que a seita cátara condenava pois para esta o mundo era intrinsicamente mau pois, ao invés de ter sido criado por um Deus bom, teria sido criado por um Deus mau. A data provavelmente surgiu no comércio paulista e depois foi assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.

(Lucimar Simon)

5 comentários:

  1. Opaaaa...
    lembro-me quando mais nova de pendurar o Santo Antonio de ponta cabeça... hehehehe
    até que adiantou, mas com meu desespero não foi bem escolhido.

    Agora sigo a seuinte frase: Quem muito escolhe, pouco recolhe!

    eheheh
    Enfim, hoje meu coração está batendo um pouco acelerado, gosto disso! VAmos ver no que dá!

    beijos apaixonantes!!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, ótimo texto historiador...apesar de saber que dia dos namorados era a respeito de São Valentim e que na maior parte dos paises é comemorado no dia 14/02...não sabia toda a história.
    Bem e apesar de a data ter sido intensificada por causa do comércio é um dia delicioso para se desfrutar.
    Beijos e Feliz dia dos Namorados a todos os enamorados deste blog.

    ResponderExcluir
  3. Pois eh meu amigo, eu sempre quis entender pq SOMENTE no Brazil esta data eh comemorada hj, tu me esclareceu, eh por causa de Santo Antonio. Sera q eh pq no Brazil tem mais gnt encalhada? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    (brincadeirinha).
    Naum eh soh em Portugal naum q se comemora 14 de fevereiro, mas sim no mundo todo, eu, como toda minha familia eh europeia e minha namorada tbm eh, nos soh comemoramos no dia 14 msm.
    Mas para todos os namorados brazucas, um otimo Dia dos Namorados, aproveitem!
    Abracos amigo!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto, sentir saudade da sua opiniao sobre a situaçao, como anda seu coraçao neste dia?

    Sei que vc nao gosta de falar, mas tbm nao custa perguntar como sempre quem sabe eu consiga arrancar algo de vc...rssrsr

    beijos sua fã number one...

    ResponderExcluir
  5. Claro nao posso dizer que estou surpresa com este texto sabia que vc ia publicar algo diferente, mas tbm quero aquele classico sobre seu momento... manda ver vai quero ver sua ideia e saber como anda seu coraçao...pode dizer?

    Juliana

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.