Páginas

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Texto: O CRISTO CRUCIFICADO

O CRISTO CRUCIFICADO

A Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos. Momento de paz, alegria e reflexão em suas crenças religiosas, o “crente” se mantém em estado de “comunicação interior”.

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, (Nisã ou Nisan ou Nissan (antes chamado de Abibe ou Abib) é o primeiro mês do calendário judaico, e corresponde a março-abril do calendário gregoriano. Foi no 14º dia desse mês que Jesus comemorou a Páscoa judaica com os seus discípulos (Levítico 23:5-15, Êxodo 9:31 e 13:4) e em seguida instituiu a celebração de sua morte em prol da humanidade pecadora. Para determinar o quatorze de nisã é preciso ter noção de alguns conceitos astronômicos.

No calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo. No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo fato de não ter Oração eucarística, a mais importante parte da missa católica. A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes.

A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexta-Feira_Santa).

Vou deixar aqui como maneira de tentar concluir de uma forma perfeita este texto a oração que o próprio Pai nos ensinou. Lembrando que esta oração existe em diversas versões e línguas podendo realmente ter acrescentado algumas palavras, mas segue aqui a versão mais simples que todos devem conhecer.

PAI NOSSO

Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós o vosso reino seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

http://www.mariadenazare1.kit.net/painosso.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexta-Feira_Santa

(Lucimar Simon)

Um comentário:

  1. Otimo texto legal sem religiao exaltada, bem limitado mas bem expresso adorei


    Rose

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.