Páginas

domingo, 8 de março de 2009

Texto: OITO DE MARÇO; DIA INTERNACIONAL DA MULHER

OITO DE MARÇO; DIA INTERNACIONAL DA MULHER

História do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 08 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade brasileira.

História do 08 de março

No Dia 08 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca ficou decidido que o 08 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Nos últimos tempos a figura feminina vem galgando novas posições transpondo obstáculos e rompendo velhos preconceitos. A mulher deixou de ser aquela figura mitológica, heroína de fábulas e contos onde as emoções efervesciam ao seu redor. Atualmente, todo esse encantamento feminino está desvanecido na lembrança de épocas anteriores; hoje ele vem aliado a uma posição real diante das suas expectativas de vida.

Não sendo meramente feministas, mas sim femininas, ou seja, galgar uma posição não em virtude de competir, porém declarando o seu senso de capacidade sem necessariamente destruir seus dotes naturais. Tem obtido grandes êxitos nas mais diferentes áreas e ocupações; as amarras as quais impediam a ação da mulher de forma livre e direta parecem estar caindo por terra. Aquela contemplação passiva das gerações anteriores não valorizava integralmente a figura feminina, talvez o seu espírito, seus dotes, mas não seu valor na sociedade.

O valor da mulher é deveras abrangente, não se resume apenas no fato de ser ela a precursora da família. Envolve todos os anseios do ser humano, alcançar um ideal, aspirações, sem desfazer daquele elo de magia que envolve a personalidade feminina. Nessa sede de emancipação crescente a mulher parece estar perdendo parte daquela feminilidade, através da qual ela fez-se tão cantada pelos poetas. A emancipação é algo consciente, humano, faz parte da evolução interior, mas não a modificação dos dotes da natureza. Não alterar a essência feminina, seu modo de ser e de agir, sem comparações e nem discriminações.

A igualdade não pela imposição, mas pela conquista, sem ferir a criação feminina, caminhar lado a lado para um futuro promissor. Portanto, o Dia Internacional da Mulher é um marco na história contemporânea, que reafirma todas as metas alcançadas pelas mulheres até os dias atuais. Aderimos à emancipação, embora guardemos um pouco daquele resquício de encantamento e fragilidade que compõem a figura feminina em âmbito total. Para romper com as antigas estruturas impostas não há necessidade de se deturpar a imagem feminina apenas salientar seus pontos fortes. Alcançar a liberdade, a igualdade significa respeitar os direitos de cada indivíduo, não se impondo, não se valendo, mas deixando-se valer! O perfil feminino não deve ser substituído pela constante emancipação e sim acrescentado a ela.

(Lucimar Simon)

3 comentários:

  1. E ai garoto,depois da aula de história que acabei por ter.
    Vejo também o carinho com que descreve esta homenagem,
    mostrando uma sensibilidade a poucos notada.
    Cada vez mas um prazer,em estar a conhece lo.
    És um iluminado por Deus.
    Fique então com sua maravilhossa graça!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite meu lindo....obrigada por está mensagem, pois como mulher a recebo de coração...alem de historica vc demostrou sua importancia por nós mulheres....
    Beijos e otima semana...

    ResponderExcluir
  3. Acha que é facil ser mulher? nao é... agora ser reconhecida desse jeito me deixa boba ne, obrigada pela homenagem.... realmentes as mulheres sao vitimas, mas homens como voce sao raros, estao em extinçao, voce entende o universo femenino sendo tao homem... desculpe... acho que ficou ate comprometedor ne...? ahhh acho que ta na hora de todos saberem que te adoro como escritor, pessoa, amigo e homem agora...ssrsr beijao...

    Ass: Rose

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.