Páginas

segunda-feira, 16 de março de 2009

Texto: A CELEBRAÇÃO DO CIÚME

A CELEBRAÇÃO DO CIÚME

De acordo com a psicóloga Ayala Pines, ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade. Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes sujeito ativo do ciúme a pessoa de quem se sente ciúmes sujeito passivo do ciúme e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes pivô do ciúme".

Segundo a psicóloga clínica Mariagrazia Marini, "esse sentimento apresenta caráter instintivo e natural, sendo também marcado pelo medo, real ou irreal, de se perder o amor da pessoa amada. O ciúme está relacionado com a falta de confiança no outro ou em si próprio e, quando é exagerado, pode tornar-se patológico e transformar-se em uma obsessão".

Algo que destrói, constrói, derruba, magnífica, personaliza, mumifica, enche o saco, perturba, irrita, ajuda, muda, eleva, abaixa, enruga, levanta, some, aparece, vai, vem, é bom, é ruim, sabe de uma coisa até falar disso cansa então ta bom de adjetivos por hoje.

Uma coisa interessante. Quem nunca viveu um ciúme? Quem nunca sentiu aquela coisinha sem explicação? Quem nunca foi provocado por ele? O ciúme tem idéias próprias, às vezes ele se infiltra em lugares onde não existe espaço, bem pelo menos dizemos que não, isso tudo vem a baixo quando ele chega de mansinho, e você sente vontade de expor tudo de uma vez só, numa só pancada, num só golpe ou num só grito de pavor e tensão.

O mais curioso são as reações adversas que sua infiltração provoca, dores de cabeça, raiva, inchaço, hematomas, perda de dentes, quebra de supercílios, queixos, maxilares e outras partes menos resistentes do corpo humano, que sentem as reações adversas do ciúme. Há duas formas de manifestação e duas formas de reações. Nós homens sabemos bem como é uma delas, não agüentamos quando um maioral se acha e se engraça com a gatinha, uns que vão direto no maioral e outros que vai direto na gatinha. E ah uns que vão a ambos e maioral e gatinha sofrem as reações.

Calma lá gatinha de plantão, vocês também não deixam barato não, e vão direto nos cabelos da “inoportuna” (sirigaita para umas), ou na costela do danado que deu confiança, porque homem é assim, não precisa ter motivo para mexer, e nem para aceitar uma boa olhada alheia, (versão delas, não concorda?).

Mas sem mais delongas, vão fechar este texto elogiando o ciúme, porque se tem uma coisa que ele faz melhor que destruir é construir e revitalizar um relacionamento, porém tudo na dosagem certa. Ciúme é que nem remédio, pode curar, mas também pode matar um sentimento. Devo confessar que na maioria dos meus casos terminaram em morte do relacionamento porque eu adoro, eu odeio, eu adoro eu odeio. O que eu tava falando mesmo? Nossa quando se trata disso até prefiro não falar muito, vamos deixar para lá?

(Lucimar Simon)

Um comentário:

  1. Realmente, quem nunce sentiu algum tipo de ciumes que atire a primeira pedra...ciume de um irmão que a gente acha na nossa cabeça que recebe mais atenção dos pais do nós....de um amigo que conseguiu algo melhor, ainda mais se for algo que a gente queria...de um amor platonico, que as vezes nem sabe q a gente existe, mas na nossa cabeça ele nao pode nem chegar perto de ninguem...ou um paquera, namorado que aquela menina chega perto ou uma amiga que a gente já acha que ela esta com 2ª e 3ª intenções....bem não importa o tipo todos nós já tivemos, mas apesar de tudo é bom, como vc disse "em dosagem certa"....afinal, mesmo com toda a confiança na pessoa demostra que vc realmente a ama e não quer perde-la....
    Beijas meu lindo....desculpe pelo recado meio grandinho...deu pra ver que gostei....

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.