Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2009

Texto: HOMENS E MULHERES NA MITOLOGIA GREGA

HOMENS E MULHERES NA MITOLOGIA GREGA

Introdução

Este texto teve uma participação muito especial e importante. Sim falo da minha querida amiga Luciana Sipolatti. Como a considero e a tenho em meu coração, e sendo ela uma pessoa muito interessada e uma leitora diária do blog. Então a convidei para elaborarmos este artigo e outros que serão aqui apresentados. Esperamos que apreciem este texto, e que em maior ou menor importância ele possa entreter e interessar a outras leituras.

Por: Lucimar Simon e Luciana Sipolatti

Muitos estudos já foram e estão sendo feitos para se tentar compreender o universo humano e as relações entre homens e mulheres. Para tanto, agora neste texto vamos citar algumas características de homens e mulheres comparados aos deuses e deusas da mitologia grega. Deixando também um link ao fim deste para você leitor e leitora fazer sua avaliação própria, comparando e verificando suas características com as divindades gregas do grande Monte Olimpio da antiga, bela e poderosa Grécia Antiga.

A psicologia Arquetípica é um estudo que relaciona os Deuses gregos aos homens modernos. Ela (de base junguiana) estabeleceu oito arquétipos masculinos (Poseidon, Zeus, Hades, Apolo, Ares, Hermes, Hefesto, Dionisio). Eles foram batizados com os nomes dos principais deuses da mitologia grega, porque sua personalidade apresenta muitos traços destas divindades. Conheça as características de cada um dele e veja como elas estão relacionadas com os simples mortais, descobrindo o seu tipo de homem em um deus.

Deseja entender a natureza e a sexualidade feminina? Estude mitologia. Pesquisadores e psicólogos acreditam que interpretar a mulher a partir das deusas gregas pode dar uma visão mais ampla do complexo universo feminino. São seis os principais tipos de deusas, cada uma representando um conjunto de características da mulher moderna. Da mulher, embora em tempos de antanho elas não pudessem se revelar tanto. Demeter, Hera, Ártemis, Atenas, Coré-Perséfone, Héstia e Afrodite ajudam a isolar e identificar padrões comportamentais mais comuns a todas as mulheres.

Cada deusa simboliza um padrão emocional inato. "Apesar de todos sermos capazes de sentir todo tipo de emoção, muitas vezes, grande parte delas permanecem escondidas. Só se revelam algumas deusas". Cada deusa corresponde a um papel na sociedade. "Toda mulher tem em si um pouco de cada deusa”. Márcia Portazio recomenda: "é mais feliz quem consegue misturar as características de cada uma delas, em um equilíbrio de forças".

Veja mais em:

http://sofadasala.vilabol.uol.com.br/psicarquetipic.html

http://marilim.net/visualizar.php?idt=1355577

(Lucimar Simon)

3 comentários:

  1. Ei Lucimar sempre supreendendo em cara, adorei o texto vou ler o link depois te digo com qual deus me identifico...

    abraço Anonimo

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu parecida e com caracteristica de uma deusa? Lucimar só vc mesmo pra fazer isso, to louca pra ver os proximos textos beijos pros autores rssrsr

    Ass. Rose

    ResponderExcluir
  3. Vir o linck e não concordo muito com oq foi falado de cada divindade grega, mas fazer o que cada um pensa de um geito....rsrrsrsrs...beijos.

    ResponderExcluir

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.