Páginas

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Texto: CABEÇA, TRONCO E MEMBROS, VÃO BEM. OBRIGADO! E O CORAÇÃO?

CABEÇA, TRONCO E MEMBROS, VÃO BEM. OBRIGADO! E O CORAÇÃO?

Este texto foi desenvolvido e enviado para uma revista de panificação a pedido de um diretor comercial de uma empresa de consultoria, foi com um pesar que eu comuniquei a não publicação deste texto. Porém, eu mesmo não pude explicar a ele os motivos dessa negativa pela publicação. Mas avaliando e especulando, formulando teorias vejo que o motivo seria por discutir e tocar num ponto delicado da área de panificação. Os descasos com essa situação e a área de produção das panificadoras tem levado a uma intensa fiscalização da vigilância sanitária nas padarias, lanchonetes e restaurantes da Grande Vitória e todo Estado do Espírito Santo.

Estabelecimentos e outras empresas de produção de alimentos são interditados diariamente, por estarem em contradição com as regras da vigilância sanitária e o órgão maior determinante intitulado ANVISA. (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária).

Trabalhei na área de panificação, tenho conhecimento desta realidade, sei como se torna complicado manter um nível aceitável de qualidade em uma área de produção, e a má preparação dos funcionários dificultam ainda mais. Falta recrutamento e reavaliação de métodos de produção, a reciclagem e a alta rotatividade também dificultam este processo, motivados por baixos salários e pesada carga horária os recursos aplicados são insatisfatório para a manutenção das máquinas e equipamentos da área de produção, uma realidade vergonhosa uma vez que se observa um lucro bem acima da média do faturamento de outros segmentos comerciais.

O setor de panificação sem dúvidas é um dos setores que tem alcançado bons índices de desenvolvimento no Estado e no Brasil. Para complementar este avanço tem-se buscado cada vez mais parcerias com fornecedores de alimentos, maquinários e outros segmentos que abastecem este setor tão aquecido economicamente.

Inúmeros exemplares de periódicos desprendem páginas inteiras sobre a história da panificação e seus frutos no mercado brasileiro, divulgam números, receitas, parcerias, inovações tecnológicas, entre outras notícias que deixam as panificadoras de igual para igual com qualquer outro segmento comercial, receitas maravilhosas, empresários bem sucedidos, dicas de sucesso são constantes em seus inúmeros periódicos de ampla circulação nacional.

Não escrevo este texto como especialista no setor, pois afirmo que os proprietários e empresários deste ramo sabem melhor que ninguém conduzir seu próprio investimento, é claro que eles são auxiliados por gerentes, e profissionais bem preparados, bem qualificados, os quais garante tranqüilidade para seus patrões investirem seus lucros em outras áreas, como fazendas, criação de eqüinos, suínos, aves e bovinos que vão servir para abastecer outros mercados.

Mas a intenção deste artigo é deter o foco para um setor da área de panificação muitas vezes esquecido pelo empresário, pelo gerente, e até mesmo pela peça chave desta “engenhoca”. O senhor excelentíssimo JOÃO DA SILVA.

As estruturas, as fachadas, entradas, o interior das lojas estão maravilhosamente bem arranjadas. Arquitetadas por linhas paralelas perfeitas, a iluminação impecável, as cores são chamativas e incentivam ao cliente maior consumo. As mesas são postas estrategicamente para não passarem despercebido, o atendimento é impecável e a cada dia fica melhor fazendo o cliente sentir-se no paraíso.

Bem! O cérebro, os braços, as pernas deste corpo que se movimentam em extremo vapor estão muito bem obrigado. Mas e o CORAÇAO? Será que ele agüenta bombear tanto sangue, tanto vapor para suprir as articulações do cérebro, para movimentar incansavelmente o tronco e os membros? Sim! O coração tem sofrido sucateamento das suas válvulas, de seus pistões e parafusos, o coração tem sentido, amargamente com maquinários deficientes, utensílios precários e até mesmo com instalações insatisfatórias. Mas devo ressaltar que isso não é situação geral das panificadoras.

Assim como o corpo, a panificadora é composta por partes, e estas não podem ser consideradas tão isoladamente, deve se pensar na panificadora como um todo, logo empresário, (cabeça), gerentes e atendentes (tronco e membros) e a produção (O CORAÇÃO) que faz movimentar que bombeia que desmancha pó para transformar em pão e outros produtos que tanto satisfazem o SENHOR JOÃO DA SILVA.

Senhores empresários ouçam a voz do CORAÇÃO, como parte principal da panificação ele merece maior atenção, maior cuidado para prevenir males posteriores, a reforma de sua loja deve estender-se até a produção, a substituição de prateleiras, gôndola deve chegar á produção, as máquinas velhas devem dar lugar a novas e modernas, ouçam, mantenham contatos com funcionários da produção eles podem ajudar muito na escolha e na tomada de decisão.

(Lucimar Simon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após a leitura do texto poste um comentário se quiser.
Ficarei muito feliz em saber que você leu e algo de importante foi acrescentado a sua vida e pensamento. Sim, outra coisa. Respostas aos comentários serão dadas aqui, se estes forem pertinentes ou necessarios dos mesmos. Por tanto volte após seu comentario. Volte sempre a casa é sua é nossa é de quem vier.